Paulo Vieira ficou bastante insatisfeito com a postura do JN durante a homenagem à Marina Miranda, vítima de complicações causadas pelo Alzheimer. A atriz de 90 anos era um dos pilares do humor do país e responsável por cenas icônicas na TV, em novelas ou programas humorísticos.
VEJA ESSA
Na reportagem do telejornal da Globo, logo após de uma cena de Marina Miranda como Dona Charanga no humorístico A Escolinha do Professor Raimundo, outra sequência, desta vez da artista em Dancin’ Days, contracenando com Gloria Pires foi exibida.
O repórter Hélter Duarte narrou: “Nas novelas, se o papel era pequeno, ela roubava a cena”. O comentário não foi bem avaliado pelo humorista da Globo, cotado para o comando de um reality culinário no GNT:
“É uma maneira bem sonsa de dizer que Marina Miranda sofreu o racismo da nossa televisão a vida toda. Descanse, rainha”.
O desabafo de Paulo Vieira causou discussão na web. “Rapaz, por coincidência ontem eu vi uma cena da Escolinha do Professor Raimundo com ela, partiu meu coração o texto racista que deram para ela. Paulo, você nunca vai passar frio se continuar assim coberto de razão”, comentou um internauta.
“Estava falando com minha companheira ontem sobre a Marina Miranda e o quanto ela foi desprezada na TV, e se ela fosse branca certamente teria sido protagonista em várias produções. Atriz maravilhosa”, elogiou mais um.
“Pensei exatamente a mesma coisa ao ouvir isso… E as imagens também mostraram, pois os papéis eram na maioria das vezes de empregada doméstica nas novelas. Como bem disse ela: respirou fundo…. Olhou para cima… Com certeza o racismo esteve muito presente”, considerou uma terceira.
“Agora que está morta, vários artistas e produtores estão falando do talento dela. Porque mulher negra só é reconhecida por certas pessoas assim. Quando são boas babás para seus filhos ou quando estão mortas com o seu talento não reconhecido junto”, criticou outra.
Confira:
“se o papel era pequeno, ela roubava a cena”
é uma maneira bem sonsa de dizer que Marina Miranda sofreu o racismo da nossa televisão a vida toda
descanse, rainha
— PAULO (@PauloVieiraReal) September 22, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].