Paulo Vieira critica homenagem do JN à Marina Miranda

Paulo Vieira
Paulo Viera fica chateado com frase de repórter em homenagem à Marina Miranda no Jornal Nacional (Imagem: Reprodução / Globo)

Paulo Vieira ficou bastante insatisfeito com a postura do JN durante a homenagem à Marina Miranda, vítima de complicações causadas pelo Alzheimer. A atriz de 90 anos era um dos pilares do humor do país e responsável por cenas icônicas na TV, em novelas ou programas humorísticos.

Na reportagem do telejornal da Globo, logo após de uma cena de Marina Miranda como Dona Charanga no humorístico A Escolinha do Professor Raimundo, outra sequência, desta vez da artista em Dancin’ Days, contracenando com Gloria Pires foi exibida.

O repórter Hélter Duarte narrou: “Nas novelas, se o papel era pequeno, ela roubava a cena”. O comentário não foi bem avaliado pelo humorista da Globo, cotado para o comando de um reality culinário no GNT:

“É uma maneira bem sonsa de dizer que Marina Miranda sofreu o racismo da nossa televisão a vida toda. Descanse, rainha”.

O desabafo de Paulo Vieira causou discussão na web. “Rapaz, por coincidência ontem eu vi uma cena da Escolinha do Professor Raimundo com ela, partiu meu coração o texto racista que deram para ela. Paulo, você nunca vai passar frio se continuar assim coberto de razão”, comentou um internauta.

“Estava falando com minha companheira ontem sobre a Marina Miranda e o quanto ela foi desprezada na TV, e se ela fosse branca certamente teria sido protagonista em várias produções. Atriz maravilhosa”, elogiou mais um.

“Pensei exatamente a mesma coisa ao ouvir isso… E as imagens também mostraram, pois os papéis eram na maioria das vezes de empregada doméstica nas novelas. Como bem disse ela: respirou fundo…. Olhou para cima… Com certeza o racismo esteve muito presente”, considerou uma terceira.

“Agora que está morta, vários artistas e produtores estão falando do talento dela. Porque mulher negra só é reconhecida por certas pessoas assim. Quando são boas babás para seus filhos ou quando estão mortas com o seu talento não reconhecido junto”, criticou outra.

Confira:

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›