Pedro Bial questiona Obama sobre Lula e Bolsonaro e dá o que falar

Pedro Bial
Pedro Bial conversou com ex-presidente dos EUA (Imagem: Reprodução – Globo/ Montagem – RD1)

Pedro Bial conseguiu uma entrevista com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o Conversa com Bial, da Globo. Nesta segunda-feira (16), o político disse que o Brasil tem papel central na ação contra o aquecimento global e falou sobre Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT).

“O Brasil foi um líder no passado, seria uma pena se parasse de ser. Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, há uma oportunidade de redefinir essa relação. Sei que ele vai enfatizar que a mudança climática é real, que Estados Unidos e Brasil têm um papel de liderança a desempenhar”, destacou Obama.

O ex-presidente, então, comparou as políticas do presidente brasileiro em lidar com a pandemia com a política de Donald Trump: “Posso dizer que, com base no que vi, as políticas dele, assim como as do Donald Trump, parecem ter minimizado a ciência da mudança climática. Isso teve consequências para eles”.

“Precisamos nos mobilizar dentro no nosso país e de forma internacional para tentar dar um fim a essa pandemia”, acrescentou para Pedro Bial.

Obama ainda descreveu o ex-presidente Lula como cativante. “Ele ampliou a classe média no Brasil”, lembrou, que chegou a comentar o encontro que teve com o petista em 2009.

“Com os relatos de corrupção que surgiram, na época eu não sabia de todos eles. Acho que o dom que o Lula tinha de se conectar com o povo brasileiro e o progresso econômico que aconteceu quando ele tirou as pessoas da pobreza são coisas que não podem ser negadas”, disparou.

“Uma das coisas que tento fazer no livro é descrever as complexidades de todas essas figuras. Falo do Putin, da Merkel. O que você acaba percebendo é que a maioria dos líderes é um reflexo das contradições e das tensões dos seus países. Entender qualquer um deles, é importante entender a história deles, o contexto no qual operam, as restrições políticas com as quais precisam lidar. Muitas vezes não reservamos um tempo para nos entender além das fronteiras nacionais. Esses desentendimentos podem gerar conflitos e guerras”, desabafou.

Confira a repercussão da entrevista:

CONTINUE LENDO →

Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna “Do Fundo do Baú”, publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com