O sim de Regina Duarte para o comando da Secretaria da Cultura após um pedido do presidente Jair Bolsonaro movimentou o meio artístico. Mensagens de apoio e críticas contra a atriz da Globo pipocaram entre os famosos, como Lima Duarte, Bárbara Paz e Gilberto Gil.
VEJA ESSA
“Ela está sendo coerente. Ela apoiou Bolsonaro. É natural que assuma um cargo, se ela deseja isso. Desejo sorte e boas realizações. Acrescento, ela tem trânsito e história, o meio artístico pode apresentar propostas e ajudá-la”, avaliou Paulo Betti.
“Espero que a Regina veja a cultura do Brasil com os mesmos olhos que eu e tantas outras pessoas vemos a bela figura dela”, disse Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura do governo Lula.
O cineasta José Padilha manifestou insatisfação: “A discussão é tão rasteira e tão óbvia, o governo censura e está pouco se lixando para a cultura. O Bolsonaro não deve ter lido um livro na vida. Pergunta se ele já viu algum filme do Glauber Rocha? Se já foi a uma exposição? A gente já sabe quem o Bolsonaro é. Então não é surpresa. E não vou comentar sobre a Regina Duarte, porque ela também já sabe quem o Bolsonaro é”.
“Não posso comemorar o fato de Regina Duarte assumir, pois eu esperava dela um posicionamento mais firme em relação às declarações de Bolsonaro, de quando ele fala de filtro e faz defesa da censura. Como artista, ela devia ter se posicionado. Fico assustada com ela agora aceitar essas posições do Bolsonaro, que são antagônicas à liberdade na cultura”, declarou Ana de Hollanda.
O ator Dan Stulbach afirmou: “Espero que ela seja a Viúva Porcina e, ao mesmo tempo, a Malu Mulher. Nesse tempo todo, a Regina não teve medo de dar sua opinião. Que agora dê a oportunidade de todos se expressarem. Que o estímulo do governo seja bem avaliado, e não demonizado. Que a Regina, com seu nome e sua forte presença, coloque a cultura na pauta do governo. É uma das prioridades, como deve ser em qualquer país”.
Lima Duarte, aos 89 anos, alfinetou recordando os personagens que ele e Regina fizeram em Roque Santeiro, em 1985: “Eu acho que para o Brasil de hoje ficou ideal: Um Sinhozinho Malta no poder e uma Porcina no ministério”.
“Regina é uma grande atriz. Faz teatro, faz cinema. Por toda trajetória dela, eu acredito e espero que haja um diálogo com a classe. Isso já é um grande alívio para a nossa cultura dialogar!”, refletiu Bárbara Paz.
“Eu não votei nesse governo, mas meu voto é para a Regina Duarte. Sou 100% Regina Duarte”, avisou Ney Latorraca, colega da atriz assim como Lima Duarte.
“Não quero atacar a Regina Duarte. Discordo das últimas posturas políticas que ela tomou, mas estamos juntos nesse ofício bonito. Eu admiro a Regina como atriz. Esse governo passará e nós passarinho, como dizia Mario Quintana”, recordou o ator Matheus Nachtergaele.
“Conheço-a há muito tempo. É ótima atriz e uma pessoa decente e sincera que às vezes toma decisões mais movida pela emoção do que por razão. Duvido que Bolsonaro lhe dê autonomia. Mas… vai que dá? No Brasil de hoje, até Poliana é pessimista. Mas Regina é inteligente e bem intencionada. Pode se redimir de ter votado em Bolsonaro”, ponderou o jornalista Nelson Motta.
Do lado político, Janaina Paschoal comentou com a Folha sobre a chegada de Regina ao governo. “Ela vem adotado uma postura responsável, o que considero positivo. Em regra, os mais incapazes são aqueles que alardeiam saber tudo. Eu penso que a ida dela para o governo foi um marco. Ela conhece a matéria, sabe das necessidades e, com certeza, sabe o que precisa ser cortado. Ademais, foi uma das poucas que se levantou contra os arbítrios do PT e, como todos sabem, pagou o preço. Foi aniquilada (e segue sendo) sem que as feministas de plantão a defendam”, lembrou.
As informações são dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.