Plataforma de streaming toma atitude com filme E o Vento Levou após protestos

E o Vento Levou

HBO Max tomou atitude com o filme E o Vento Levou após críticas (Imagem: Reprodução)

A plataforma de streaming HBO Max decidiu tomar uma decisão com o clássico E o Vento Levou. O filme foi retirado do site nesta terça-feira (9), no momento em que grandes protestos contra o racismo chamam a atenção em todo o mundo.

O filme, de 1939, aborda a Guerra Civil americana, que venceu oito estatuetas do Oscar, incluindo de melhor filme. No entanto, a sua representação de escravos conformados e heroicos proprietários de escravos é alvo de críticas.

“‘E o Vento Levou’ é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”, disse um porta-voz da HBO Max em um comunicado.

“Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável”, finalizou ele.

Recentemente, o autor de 12 Anos de Escravidão, John Ridley, escreveu em um artigo publicado no jornal Los Angeles Times afirmando que “E o Vento Levou” deveria ser retirado porque “não fica apenas aquém da representação, mas ignora os horrores da escravidão e perpetua alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas de cor”.

“Se vamos criar um futuro mais justo, equitativo e inclusivo, nós devemos primeiro reconhecer e entender nossa história”, afirmou a HBO Max.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.