Podcasts: uma nova onda de entretenimento

Matheus Grangeiro

16/05/2024

A explosão dos podcasts nos últimos anos é um fato inegável. Segundo uma pesquisa da Nielsen e Edison Research, a audiência de podcasts aumentou 68% nos últimos cinco anos no mundo todo. 

No Brasil, o número de ouvintes cresceu 67% em 2021, segundo pesquisa da Comunique-se e Agência de Notícias Dino. Em 2023, o consumo de podcasts cresceu 28% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com o Spotify Brasil.

Fonte: Pexels

A variedade de temas abordados e a praticidade de ouvir a qualquer hora e lugar contribuem para essa popularidade crescente. E talvez você nem sabia, mas existem alguns temas bem diferentes abordados nos mais diversos tipos de podcasts. Selecionamos algumas categorias bem específicas de podcasts que você talvez ainda não conheça.

Braincast

Um podcast que vai deixar seu ouvinte mais inteligente. O estilo dos episódios é num formato mais descontraído, com uma conversa informal leve, mas com senso crítico, tratando de assuntos pertinentes como ciência, filosofia e cultura. Alguns episódios trazem dicas culturais muito interessantes no quadro “Qual é a Boa?”.

Todo fim de ano, o Braincast lança uma edição especial que é chamada de “Tem que acabar”. Nesse espisódio, os hosts listam coisas que precisam ser deixadas para trás para iniciar o novo ano.

Papo de Poker 

O foco desse podcast é no pôquer. Apresentado por Gabriel Fagundes, o Papo de Poker traz um varieade de conteúdos sobre o mundo do pôquer, mas principalmente entrevistas com jogadores profissionais muito reconhecidos nessa área. Já passaram nesse podcast nomes renomados do pôquer, como Pedro Padilha, Chiconogue e Saulo Sabioni. Com foco principalmente no YouTube, o Papo de Poker também traz análises de mãos de pôquer, notícias e dicas para quem está a iniciar nesse mundo. 

Mas, mesmo com o acesso ao conteúdo do podcast, é sempre válido também procurar outras fontes de conhecimento sobre o jogo da mente. Busque as melhores avaliações de pôquer antes de começar jogar. É pertinente que o jogador esteja por dentro das notícias recentes desse mundo e saiba o que acontece praticamente em tempo real com materiais atualizados constantemente. Vale também estar por dentro de quais os sites que oferecem as condições mais vantajosas para jogar, além de possuir todo um aparado para aprender jogar pôquer, caso não saiba. 

Nordicast

Talvez até esse momento você não sabia, mas existe um podcast dedicado aos apaixonados por jogos de tabuleiro. O podcast Nordicast, oficial do “Covil dos Jogos”, traz análises dos mais diversos tipos de jogos de tabuleiro, críticas, discussões e convidados nos podcasts.

Fonte: Pxhere

Dentre os episódios, se você não possui nenhum conhecimento no mundo dos tabuleiros, vale acompanhar reviews específicos de jogos aprender mais sobre antes de se aventurar comprando games sem conhecer. Você sabia que existem alguns jogos de Tetris de tabuleiro

Cinematório

Aos cinéfilos de plantão, o suco de entretenimento sobre o mundo das telonas está nesse podcast. São vários tipos de programas trazendo os mais diversos assuntos sobre filmes. Desde os títulos que estejam em alta até episódios com críticas e análises de clássicos. 

Convidados especiais, bate-papos produtivos e debates bem envolventes te esperam para desvendar as nuances cinematográficas. 

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Matheus Grangeiro
Escrito por

Matheus Grangeiro