A Globo foi indicada ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo 2023, considerado o Oscar da TV mundial. Pelo 17º ano, o oitavo consecutivo na categoria Notícia, o jornalismo do canal brasileiro está na lista de finalistas.
VEJA ESSA
O Jornal Nacional e o Fantástico foram os responsáveis pelas indicações, com a cobertura da morte de Bruno e Dom Phillips. O pesquisador brasileiro da cultura indígena e o jornalista britânico acabaram mortos no Vale do Javari, na Amazônia.
Os telejornais da Globo mostraram a investigação desde o início até a busca pelos corpos. O crime deixou claro o caminho abordado pelas políticas ambientais do Governo Bolsonaro. Recentemente, o ex-presidente foi alvo de deboche da emissora.
A GloboNews recebeu uma indicação na categoria Atualidades como o documentário Abrigo – Inocentes Sob Ataque. A produção foi gravado nos três primeiros meses da guerra na Ucrânia.
O trabalho visa mostrar os protagonistas esquecidos nos conflitos: as pessoas gravemente feridas apesar de estarem longe dos campos de batalha, como mulheres que dão à luz em hospitais subterrâneos improvisados.
Globo tem 18 estatuetas do Emmy Internacional
Ao todo, a Globo já recebeu outros 18 prêmios Emmy Internacional. A estatueta mais recente foi em 2020, com a novela Órfãos da Terra. O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976.
Na ordem, a Globo ganhou com A Arca de Noé (1981), Morte e Vida Severina (1982), Caminho das Índias (2009), Laços de Sangue (2011), O Astro (2012), A Mulher Invisível (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2014), Império (2015), Doce de Mãe (2015), Verdades Secretas (2016), Malhação: Viva a Diferença (2018) e Órfãos da Terra (2020).
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].