Por que a Globo mudou a identidade de gênero de Buba em Renascer?

Buba em Renascer
Na versão original de Renascer, Buba tinha outra identidade de gênero (Imagem: Reprodução / Globo)

A segunda fase do remake de Renascer estreou nesta semana e já de cara o público descobriu que Buba (Gabriela Medeiros) é transexual.

Responsável pela releitura da trama que fez sucesso em 1993, Bruno Luperi decidiu mudar a identidade de gênero da personagem.

Na primeira versão da trama da Globo, o papel era chamado de “hermafrodita”, termo o qual não está mais sendo utilizado já que é completamente pejorativo ao se referir para pessoas intersexo.

As pessoas intersexo nascem com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas binárias de masculino ou feminino.

Buba primeiramente foi vivida por Maria Luisa Mendonça, que é uma mulher cis gênero. Agora, a personagem é interpretada por uma atriz trans.

Cena reveladora é exposta em Renascer

A situação veio à tona nesta quarta-feira (07), quando José Venâncio (Rodrigo Simas) se declarou para ela, já na cama, prestes a acontecer a primeira noite de amor deles.

O herdeiro de José Inocêncio (Marcos Palmeira) não reagiu muito bem à novidade e deixou a jovem sozinha em casa, revoltada com o momento que seria de puro romance.

No dia seguinte, o rapaz chegou a procurá-la novamente para tentar se desculpar, mas tornou tudo pior ao destilar frases preconceituosas, afirmando que era “apoiador da causa”, mas não era gay para se envolver com uma trans.

Veja:

Guinho Santos
Escrito por

Guinho Santos

Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.