O Grupo Bandeirantes recebeu uma comitiva de executivos chineses, em sua sede, em São Paulo, para assinar um acordo que renderá uma parceria de conteúdo. A Band, capitaneada por João Carlos Saad, celebrou junto ao China Media Group, representado por Shen Haixiong, detentor dos direitos da China Central Television (CCTV), a novidade.
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O contrato prevê produções conjuntas e compartilhamento de conteúdo com o objetivo de promover o desenvolvimento das relações entre o Brasil e a China. Também estiveram presentes o presidente do CGTN, Teng Yunping, e o diretor da CCTV na América Latina, Li Weilin.
Aos jornalistas, João Carlos Saad falou sobre reforçar laços com o país asiático, que tem grande participação nas relações econômicas com o Brasil. “As agências de comunicação mostram fatos pontuais como grandes conquistas ou tragédias. Elas ficam nas pontas positivas ou nas pontas negativas e a nós, cabe narrar o dia a dia. Cabe narrar como são as nossas vidas e essas experiências. É a maior transformação da história do planeta o que nós assistimos na China de tirar uma imensa população da pobreza e transformá-la para uma vida moderna. São bons exemplos para nós, brasileiros, que temos desafios também. Não nos mesmos números e proporções. Eu acho que é uma aliança muito interessante”, ressaltou o presidente do Grupo Bandeirantes.
Saad ainda falou sobre o conteúdo que será veiculado na Band. “Eu assisti e fiquei muito impressionado. Ele [o projeto da CCTV] sai da discussão que a gente vê aí no dia a dia de direita e de esquerda, e vai buscar na antiguidade, em seu antepassado, os grandes filósofos os ensinamentos, a lógica de governança e vai buscar a base, sempre preocupado com o povo, com a ética e de fazer melhorias pragmáticas”, reforçou.
João também reforçou a importância da imagem do Brasil sendo levada mundo afora por meio dessa parceria com a China. “Temos muito para fazer. Muitas missões para ir para a China, muito trabalho a fazer. O Brasil tem um excelente parque industrial. É um excelente produtor de alimentos, então, nós já temos essa aliança natural e temos muito pra crescer. Cabe a nós ampliarmos isso. Eu tenho certeza que a Bandeirantes, em seus diversos veículos, vai ajudar isso”, comentou.
“Nós fizemos uma série muito bonita sobre o chá e o café e pode apostar que mudou o consumo do café na China e do chá, no Brasil. Então, pode apostar que tem muito a fazer e muito entrosamento. Só na área de turismo, quando eles resolvem passear, são números cavalares que saem em um feriado. Se tivermos acesso a isso, são números que melhoram a nossa economia e a nossa população”, destacou.
Sobre a parceria Brasil-China, João Carlos Saad contou com exclusividade ao RD1 como foi o primeiro contato entre os grupos de comunicação que resultou na parceria assinada esta semana.
“Isso começa no primeiro governo da [ex-presidente] Dilma Rousseff quando eu já vinha conversando com eles e tínhamos a possibilidade de assinarmos alguma coisa aqui, foi quando ela me convidou para fazer esta viagem para a China. Nessa viagem, eu acabei assinando, junto à diretoria da CCTV, um acordo e foi dali que começou essa parceria. No começo, fomos tateando e vendo como faríamos. Nesse meio tempo, eles foram crescendo a base aqui no Brasil, o que facilitou. Hoje, assistimos no jornal das 22 horas [Band Notícias] o Gabriel [Yin] entrando quase que todo dia da China. Isso ajuda nessa aproximação”, relembrou.
Sobre o atual momento da economia, o presidente do Grupo Bandeirantes expressou muita esperança e disse que vê o Brasil sendo colocado no caminho certo. “O que a gente sente é que a economia está melhorando. Ela vem melhorando pouco a pouco. A gente passou por uma longa e profunda recessão e o Brasil está saindo dela. Estamos fazendo reformas internas que são importantes fazer. Ficamos com o Estado gastando mais do que arrecada. É doloroso fazer essas mudanças, mas nada que a gente possa fazer. Tem que fazer. Nós pegamos uma Federação, Estados e Municípios quebrados, fruto de uma farra de gastos. Isso o país não aguenta. O Estado é um ente muito importante que precisa estar investindo e buscando parceiros privados para investir para que a gente possa crescer. O Brasil tem uma infraestrutura enorme a ser construída”, explicou Saad.
“A Band, acreditando nisso, está investindo no digital, em novos canais. Este ano, lançou o canal Smithsonian Channel, que é um canal junto aos museus americanos, lindíssimo, e temos muitas coisas novas que estamos fazendo”, disse.
Johnny, como popularmente é conhecido, ainda explicou o motivo pelo qual a Band escolheu a China como parceira. “Porque a China é a maior parceira que o Brasil tem e não só do Brasil, mas da América do Sul. Está investindo na América do Sul, na África, na Ásia. Ela está mostrando um novo jeito de se relacionar fazendo os povos crescerem através de sua diplomacia e sua melhoria. Então, eu acho que é uma aula de diplomacia e de investimento estratégico”, finalizou.
No evento, foram apresentados os projetos Frases Clássicas Citadas pelo Presidente Xi Jinping, produção chinesa que será exibida nos canais BandNews e Arte 1, do grupo brasileiro, e Mundo China.
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!