Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado a atenção ao mostrar o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul intimidando um repórter da RICTV, afiliada da Record.
Milton Siles Simas Júnior aparece pedindo para que o jornalista deixe o local em frente ao acampamento pró-Lula em Curitiba, de onde estava gravando uma reportagem. “É pra preservar a sua integridade”, diz.
“Se vocês falarem mal do acampamento, então tu vai pro lado de onde tá o carro da polícia, tá. Eu sou jornalista, sou teu colega, tô te avisando, que é pra preservar a tua integridade. O povo tá vindo tudo aí, então…”, afirma o sindicalista.
O repórter Marc Sousa, então, questiona: “Mas não pode gravar aqui?“. “Não seria recomendável, pra quem fala mal do movimento social. Ou tu fica lá do lado do carro da polícia. Tá? Eu tô te avisando pro teu bem”, responde Milton.
“Você não sabe nem o que eu tô falando”, rebate o funcionário da afiliada da Record. “Mas vocês falaram mal. Vocês são do SBT, não são? Ah, da RIC Record. É tudo igual. Mas é isso, eu acho que a imprensa tá toda junta no golpe, tá? Record, Band, tarara, tudo isso aí. Eu sou do Rio Grande do Sul, tá? Sou presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, tô avisando pro teu bem”, completa.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul afirmou que as imagens mostram “perfeitamente a intenção do sindicalista de proteger o profissional, exatamente como deve agir quem representa uma categoria”.
Saiba Mais:
Gugu revela cláusula em contrato com a Record: “Nós batemos cabeça”
Rafa Brites nega problemas com globais: “Nunca ninguém foi grosso comigo”
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]