Donata Meirelles causou polêmica ao ser acusada de racismo por causa do tema de uma festa, Brasil Colônia, dada por ela nos últimos dias. Preta Gil, uma das participantes do encontro de Donata, se manifestou nas redes sociais.
Preta foi ataca na web por sua participação na festa da diretora da Vogue. Por meio do seu perfil no Instagram, ela quebrou o silêncio e falou sobre o assunto. A intérprete começou com uma introdução sobre o racismo.
- Veja Também: Empoderada, Preta Gil fala sobre corpo e autoestima
“O racismo é uma doença perversa que atinge a sociedade. E posturas, consideradas racistas e excludentes, foram naturalizadas ao longo dos séculos. Cada vez mais podemos falar sobre isso e desmitificar o preconceito que faz parte do cotidiano. A festa dos 50 anos de Donata, amiga que amo tomou conta das redes, não só pela grandiosidade do evento, mas pela escolha do receptivo vestido com roupas de baianas”, disse.
“Não estava na festa, mas ao tomar conhecimento das imagens, sabia que seria polêmico. Sou Preta, no nome e na pele. E cada vez mais busco me informar e saber como posso adotar uma postura antirracista e entender novos códigos que são latentes no mundo hoje”, garantiu a cantora. “Em momentos assim, me sinto na obrigação de chamar meu amigo ou amiga e apontar o que considero errado e convidar para a construção de um novo debate sobre o tema”, completou.
- Veja Também: Tatá Werneck volta no tempo e emociona com relato
Ela continuou: “Como amiga, me sinto na obrigação de fazer o alerta, mas não abandonar. Fui cantar na segunda festa de Donata com amor e afeto. Eu creio que qualquer um, ao reconhecer um erro, mesmo sem intenção, dá um grande passo para a construção de um novo olhar e compreensão sobre algo que já deveria ter sido compreendido por todos, mas que ainda hoje infelizmente não é entendido”.
Preta assegurou ainda que o ocorrido serviu como aprendizado. “Não é mimimi, é real, incomoda, mata e machuca. E precisamos cada vez mais de aliados para dirimir os danos causados pelo racismo. Tudo isso serve de aprendizado para todos! Não estava em silêncio, estava conversando, fazendo o que faço sempre, escutando a todos e a partir disso formando minha opinião. No meio disso, li inverdades e críticas vindas de todos os lados, enquanto nos atacarmos sem diálogo não há evolução”, finalizou.
Seguidores, no entanto, ainda estão magoados com a artista. “Tenta de novo, tá passando pano sim!”, declarou uma. “Militância afetiva? Não gata, estamos em 2019. Chega! Aquilo é inaceitável”, ressaltou outra. “Seu posicionamento sem posicionamento, foi bem covarde”, lamentou mais uma.
http://www.instagram.com/p/Btvydsxhafv
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].