Preta Gil participou do Programa da Maisa, do SBT, no último sábado (13), que exibiu a sua primeira edição inédita após a paralisação devido a pandemia. Entre outras coisas, a cantora falou sobre o racismo, tema muito em voga atualmente.
VEJA ESSA
A famosa explicou o conceito de racismo estrutural: ”Racismo não é só xingar um preto de macaco ou mandar voltar para a senzala. O racismo está em micro atitudes nossas, no dia a dia”.
A filha de Gilberto Gil lembrou uma situação que viveu no passado para exemplificar a sua definição. “Eu, mulher preta, fui vaiada porque me identifiquei como mulata. Foi o que me falaram a vida inteira, eu não sabia que a palavra mulata era racista”, lembrou a famosa.
O constrangimento relatado aconteceu durante uma palestra sobre empoderamento feminino de mulheres pretas. “É racista porque se refere aos filhos das mulas. E as mulas eram as escravas que eram abusadas pelos senhores brancos”, contou Preta Gil.
Maisa Silva também admitiu que conheceu o conceito de mulata recentemente. “É uma desconstrução diária”, definiu Preta, que ainda elogiou a apresentadora por dar espaço para o tema na TV aberta. “Você só tem 18 anos e o que você faz é uma utilidade pública. Por isso você é uma menina tão amada”, completou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.