O Palácio de Buckingham confirmou na manhã desta sexta-feira (9), a morte do Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth, aos 99 anos. A causa da morte não foi revelada. Em junho, o Duque de Edimburgo completaria 100 anos.
VEJA ESSA
“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, informou o Palácio.
Segundo o comunicado, “o príncipe faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, e completou: “Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda”.
Em fevereiro, ele passou mal e foi levado às pressas ao hospital como “medida de precaução”. No entanto, Philip foi submetido a uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês. No início do ano, ele e a rainha tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Com o nome oficial de Duque de Edimburgo, Philip esteve ao lado da Rainha Elizabeth ao longo de 69 anos, o mais duradouro da história do Reino Unido. Ele se casou com a então Princesa Elizabeth em 1947 e foi um dos pilares da modernização da monarquia no período pós-Segunda Guerra.
No 50º aniversário de casamento, e 1997, Elizabeth descreveu o relacionamento com o marido como poucas vezes se viu na história da monarquia britânica. “Ele tem, simplesmente, sido minha força e permanência todos esses anos”, disse ela.
Seguindo o protocolo de estar sempre atrás da rainha e só cumprimentar as pessoas apenas depois dela, por trás das paredes do Palácio de Buckingham ele era apontado como o chefe da família.
Ele não esteve apenas com a esposa em eventos públicos. Ao todo, o príncipe participou de mais de 22 mil eventos. Em agosto de 2017, ele se retirou da vida pública, mas foi visto em eventos oficiais ao longo dos últimos anos. A sua última aparição foi em julho do ano passado.
Elizabeth e Philip tiveram quatro filhos: o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward.
Confira:
It is with deep sorrow that Her Majesty The Queen has announced the death of her beloved husband, His Royal Highness The Prince Philip, Duke of Edinburgh.
His Royal Highness passed away peacefully this morning at Windsor Castle. pic.twitter.com/XOIDQqlFPn
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 9, 2021
The Royal Family join with people around the world in mourning his loss.
Further announcements will be made in due course.
Visit https://t.co/utgjraQQv5 to read the announcement in full.
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 9, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].