Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth, morre aos 99 anos

Príncipe Philip
Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, morre aos 99 anos; família real confirma falecimento nas redes sociais (Imagem: Reprodução / The British Monarchy)

O Palácio de Buckingham confirmou na manhã desta sexta-feira (9), a morte do Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth, aos 99 anos. A causa da morte não foi revelada. Em junho, o Duque de Edimburgo completaria 100 anos.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, informou o Palácio.

Segundo o comunicado, “o príncipe faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, e completou: “Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda”.

Em fevereiro, ele passou mal e foi levado às pressas ao hospital como “medida de precaução”. No entanto, Philip foi submetido a uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês. No início do ano, ele e a rainha tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Com o nome oficial de Duque de Edimburgo, Philip esteve ao lado da Rainha Elizabeth ao longo de 69 anos, o mais duradouro da história do Reino Unido. Ele se casou com a então Princesa Elizabeth em 1947 e foi um dos pilares da modernização da monarquia no período pós-Segunda Guerra.

No 50º aniversário de casamento, e 1997, Elizabeth descreveu o relacionamento com o marido como poucas vezes se viu na história da monarquia britânica. “Ele tem, simplesmente, sido minha força e permanência todos esses anos”, disse ela.

Seguindo o protocolo de estar sempre atrás da rainha e só cumprimentar as pessoas apenas depois dela, por trás das paredes do Palácio de Buckingham ele era apontado como o chefe da família.

Ele não esteve apenas com a esposa em eventos públicos. Ao todo, o príncipe participou de mais de 22 mil eventos. Em agosto de 2017, ele se retirou da vida pública, mas foi visto em eventos oficiais ao longo dos últimos anos. A sua última aparição foi em julho do ano passado.

Elizabeth e Philip tiveram quatro filhos: o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward.

Confira:

Príncipe Philip
Homenagem da família real para o príncipe Philip no site oficial (Imagem: Reprodução / The British Monarchy)

Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›