Procuradoria eleitoral vai conversar com SBT, Band e RedeTV! após polêmica

Da Redação

23/03/2022

SBT

SBT e mais duas emissoras estão na mira de Procuradoria (Imagem: Reprodução / SBT)

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo abriu um procedimento para uma análise sobre as últimas ações de canais como SBT, Band e RedeTV! envolvendo a legislação. Desde o mês passado, emissoras estão exibindo 10 inserções diárias de 30 segundos de partidos políticos.

Paula Bajer, procuradora, se manifestou em entrevista ao UOL: “Não é um procedimento punitivo. É uma coisa construtiva, um procedimento de exame”.

Ela salientou que nenhuma reclamação havia sido encaminhada ao Ministério Público. O Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral não registraram até a última sexta-feira (18) nenhuma representação em cima da questão.

A inserção da propaganda partidária retornou após cinco anos fora da TV. A última vez que isso ocorreu foi em 2017.

SBT, Band e RedeTV! erram com regras

Na lei, a informação: a propaganda partidária gratuita deve ser exibida de segunda a sábado entre 19h30 e 22h30 até o mês de junho, com base em vários critérios, segundo o UOL:

  • As inserções nacionais ocorrem às terças, quintas e sábados, e as inserções estaduais às segundas, quartas e sextas;
  • São dez inserções por dia divididas proporcionalmente em três faixas de horários, das 19h30 às 20h30, das 20h30 às 21h30 e das 21h30 às 22h30;
  • Os canais de TV devem exibir três propagandas na primeira hora, três na segunda e quatro na terceira faixa de exibição.
  • É proibida a veiculação de inserções na sequência. Deve ser respeitado de forma obrigatória um intervalo de dez minutos entre uma propaganda partidária e outra.

No quarto tópico, Band, RedeTV! e SBT estão devendo. Entre 23 de fevereiro e 16 de março, os três canais divulgaram as propagandas de um mesmo partido em sequência dentro do mesmo bloco comercial.

Em nota, a Band informou que “está cumprindo de modo rigoroso a veiculação de todo o material de propaganda partidária recebido pelas agremiações políticas”.

A RedeTV! salientou que “a nova regulamentação causou conflitos de programação e, buscando dirimi-los, como muitos outros veículos, estabeleceu tratativas com a justiça eleitoral e com os partidos para flexibilizar a exibição dessas inserções, nos limites da legislação”.

O SBT, por sua vez, garantiu que “tem atendido as demandas dos partidos, dentro da sua programação normal, conforme determina a lei nº 14.291/22, se valendo das flexibilizações permitidas pela justiça eleitoral”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.