Produção de Salve-se Quem Puder adota medidas extremas contra coronavírus

Salve-se Quem Puder
Bastidores de Salve-se Quem Puder estão “diferentes” após retomada (Imagem: Reprodução / Globo)

Com a pandemia do novo coronavírus não houve quem não precisasse se readaptar para a retomada das atividades. A Globo, por exemplo, adotou uma série de regras extremas para o reinício das gravações de Salve-se Quem Puder.

Entre as medidas, apuradas pela revista Quem, estão o uso de uma placa de acrílico entre os atores; os camarins agora são individuais, e, quando vão rodar cenas de beijos, os artistas precisam ficar isolados em um hotel.

Há um amplo protocolo de segurança dos Estúdios Globo em que todas as produções são submetidas. Esse protocolo traz recomendações diversas, que vão de cuidados na pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras. A nossa prioridade é viabilizar o ‘como gravar’, com o cuidado permanente com a segurança dos talentos e das equipes“, afirma a emissora em comunicado.

O canal reforça: “Entre as diversas recomendações do protocolo, ele diz pra evitar aglomerações e restringir cenas de contato físico. Portanto, para se fazer uma novela, considerando o protocolo, as equipes artísticas estudaram formas variadas de realização. Desde o uso de uma placa de acrílico que separa os atores, mas possibilita que eles fiquem mais próximos, em segurança, a uso de lentes de câmera que sugerem que eles estão mais próximos do que realmente estão, e, é claro, a tecnologia que está sendo uma grande parceira para driblar certas limitações que se impõem nesse momento. Só para citar algumas soluções aplicadas“.

O ator Daniel Rangel, que interpreta Tarantino no folhetim, deu detalhes de como tem sido sua experiência com o novo formato. “Está sendo tudo bem diferente daquela correria de televisão, de quem está acostumado a fazer novela. Tudo está sendo feito com mais calma, mais tempo, menos cenas gravadas por dia. Os atores ficam confinado em um hotel quando têm que gravar cenas de beijo. O Thiago Fragoso e a Vitória Strada ficaram“, revelou.

Todas as recomendações de segurança têm impedido as equipes de confraternizarem, o que tem feito falta para ele: “A gente espera que a vacina saia logo e possa fazer tudo do jeito que está acostumado, podendo ter aquela troca gostosa no camarim, na hora das refeições. Os intervalos têm sido mais solitários, com os camarins individuais. É uma diferença absurda, mas, por incrível que pareça, a gente já está se adaptando“.

Claudio Olegário, que dá vida ao ginasta Erick contou um pouco mais sobre as medidas de precaução adotadas no dia a dia: “A gente faz teste de Covid-19 toda semana. Nosso núcleo foi muito afetado pela pandemia, porque gravávamos todas as nossas cenas no ginásio do Flamengo, com muitos figurantes e aglomeração. Na pandemia, tiveram que fazer uma réplica do centro de treinamento no estúdio e a equipe é bem restrita. Os figurinos ficam todos ensacados nas araras, com identificação e nós mesmo cuidamos. A maquiagem também é individual. Cada um tem seu kit e faz sozinho. Mas é uma alegria enorme poder voltar a trabalhar e ainda mais com esses cuidados todos para nossa segurança“.

Já Lívia Inhudes, que interpreta a ginasta Tammy, observa como as mudanças tornaram todo o trabalho diferente do que estavam habituados. “O retorno está sendo em cima de diversos protocolos a serem seguidos, para ter total cuidado e proteção com todos. O que eu achei mais curioso e diferente é não poder tocar ou falar diretamente com o ator em cena. Temos que manter uma distância e não direcionar a fala totalmente para pessoa. Está sendo uma grande adaptação com um momento como esse, estamos nos reinventando a todo momento para entregar o melhor de nós“, explica.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.