Programa que ajudou Luciano Huck a comprar jatinho não contribuiu com a economia, diz estudo

Luciano Huck
Luciano Huck usou programa com juros baixos para comprar jatinho (Imagem: Rafael Campos / Globo)

Criado em 2009 pelo governo federal, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que foi responsável por permitir o financiamento de aviões da Embraer a taxas de juros baixos, não trouxe bons resultados para a economia do Brasil, e pode até ter agravado ainda mais a situação. Pelo menos foi isso que constatou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em estudo concluído no ano passado. A informação é do UOL.

  • Veja Também: Luciano Huck abre o jogo sobre compra de jatinho financiado pelo BNDES

O programa ganhou notoriedade após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ter tornado pública a lista dos 134 compradores de jatos executivos, entre os quais nomes famosos, como o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o apresentador Luciano Huck, a dupla Victor e Leo e a cantora Claudia Leitte.

Os dados consolidados revelaram que, de 2009 a 2014, o BNDES financiou as 134 aeronaves da Embraer a partir com os empréstimos de R$ 1,9 bilhão. As taxas utilizadas para os financiamentos contaram com juros fixos de 2,5% a 8,7% ao ano, números menores aos do mercado. Para tal, o governo arcava com a diferença. 

  • Veja Também: Quadro de Luciano Huck termina com participante em hospital

No ano seguinte que o programa foi lançado, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) cresceu 7,53%, com forte alta na taxa de investimento, o que criou uma expectativa de sucesso do projeto. “Isso ajudou na manutenção e expansão do PSI nos anos seguintes”, afirma o estudo do Ipea. 

Entretanto, o Instituto pondera que aumento da taxa de investimento não pode ser atribuído exclusivamente ao PSI, pois o crescimento poderia ocorrer de forma natural. O levantamento mostra ainda que outros países sofreram situações semelhantes à do Brasil no mesmo período.

Em contrapartida, o Brasil entrou em uma crise econômica e política desde 2014, o que teve a queda nos investimentos e o PSI pode ter ajudado com a baixa. O investimento foi encerrado pelo governo federal no final de 2015. 

  • Veja Também: Tatá Werneck manda recado para Christian e Ralf e esclarece situação

Em nota, o BNDES justificou que o financiamento de aviões da Embraer por meio do PSI teve um custo estimado em R$ 693 milhões para o Tesouro Nacional (valores corrigidos) por causa dos subsídios. 

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›