Pela primeira vez em muito tempo na história da TV brasileira, quatro das principais emissoras do país estão com transmissões esportivas. O mercado tem vibrado com o empenho de Globo, Record e SBT, que por sua vez estão surpreendendo pelo faturamento dos últimos dois anos.
VEJA ESSA
Não faz muito tempo que o canal da família Marinho aparece na marca do bilhão quando o assunto envolve faturamento com as suas competições. Em 2023, especula-se que a emissora consiga chegar ao valor de R$ 2,5 bilhão.
Com valores menores, mas não menos importantes, Record e SBT estão dispostas a investir no departamento de Esportes. A primeira está no ar com o Campeonato Paulista, enquanto a outra segue viva com os torneios da Uefa, como a Champions League, e a recém adquirida Copa Sul-Americana.
Além de Globo, Record e SBT correm por fora para garantir milhões com futebol
No Paulistão 2023, a Record fechou com McDonald’s, Claro e Itaú, mas os valores negociados não foram revelados. Em 2021, a rede de TV do bispo Edir Macedo havia colocado uma meta para a sua temporada de estreia: R$ 240 milhões.
Para este ano, o SBT acertou patrocínio o da Sportingbet, Chevrolet e Mercado Livre/Mercado Pago, para a Copa Sul-Americana. Atualmente, o Corinthians tem feito milagre para a casa, com recordes de audiência nas noites de terça-feira.
A Champions League é febre no mercado desde o seu retorno para a TV aberta. Somente em 2022, o canal de Silvio Santos cravou seis acordos para a final: Sportingbet, Heineken, WhatsApp, Rexona, Nissan e Banco do Brasil.
Em 2021, o SBT obteve R$ 58,2 milhões com eventos. Com a ajuda do futebol, o balanço mostrou que a emissora de Silvio Santos cresceu seu faturamento líquido e fechou no azul com R$ 141 milhões de lucro.
A Band transmite desde 2023 o Campeonato Carioca, mas os valores dos acordos com as marcas e a Ferj são mantidos em sigilo. A emissora dos Saad ainda dispõe da Série B e da Liga Saudita.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].