A audiência da TV é feita pela Kantar Ibope Media. O valor de 1 ponto aferido pelo veículo é diferente para cada uma das 15 praças do país, com destaque maior para São Paulo e Rio de Janeiro.
Além da soma de telespectadores por ponto, o Ibope também faz a porcentagem do número de televisores sintonizados em cada emissora e o alcance de cada uma por atração, data e perfil de público.
Em São Paulo, 1 ponto representa 73.279 domicílios e 191.477 indivíduos. No Rio de Janeiro, 45.054 domicílios e 11.977 indivíduos. Em Belo Horizonte, 20,251 lares e 52.696 espectadores.
Em Porto Alegre, 1 ponto de audiência vale o mesmo que 14.931 domicílios e 36.157 indivíduos. Em Salvador, 12.235 domicílios e 30.390 pessoas. No Recife, 12.764 casas e 33.682 indivíduos.
Audiência de mais praças e PNT (Painel Nacional de Televisão)
Em Fortaleza, cada ponto aferido pelo Ibope simboliza 12.277 domicílios e 33.612 indivíduos. Em Curitiba, 11.802 residências e 30.612 indivíduos. No Distrito Federal, 9.269 domicílios e 25.225 indivíduos.
Em Goiânia, 1 ponto é o mesmo que 9.078 casa e 23.500 indivíduos. Em Campinas, 8,087 domicílios e 21.281 pessoas. Em Belém, 6.721 domicílios e 19.998 espectadores. Em Vitória, 6.872 domicílios e 17.348 indivíduos.
Em Manaus, 1 ponto de audiência significa 5.942 domicílios e 18.522 telespectadores aferidos pelo Ibope. Em Florianópolis, 4.711 e 11.699, respectivamente. No PNT, 1 ponto abrange 253.273 casa e 658.194 indivíduos.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].