Quatro anos após Os Dez Mandamentos, novelas da Record perdem milhões de telespectadores

Os Dez Mandamentos
Moisés fez sucesso, mas seus sucessores nem tanto (Imagem: Reprodução / Record)

Quando Os Dez Mandamentos estreou no dia 23 de março de 2015, nem mesmo a própria Record sabia que estava diante do maior êxito da história de sua teledramaturgia.

O folhetim bíblico conquistou altos índices de audiência e alcançou feitos inéditos como vitórias sobre a Globo e a conquista do posto de atração mais assistida da TV brasileira em determinados dias de exibição.

A abertura do Mar Vermelho parecia inaugurar uma “Era de Ouro” para as novelas da emissora de Edir Macedo, mas tal possibilidade não se concretizou.

Quatro anos depois, após uma série de insucessos e muitas mudanças de planejamento, as tramas inéditas da Record voltaram a perder espaço, e agora raramente superam o SBT em seus respectivos horários de exibição.

Levantamento feito por esta coluna do RD1 mostra que, após o fim das duas temporadas de Os Dez Mandamentos, que, juntas, obtiveram média-geral de 16 pontos de audiência na Grande São Paulo, as novelas da Record perderam milhões de telespectadores.

Caso os nove folhetins exibidos após a estreia da primeira temporada de Os Dez Mandamentos tivessem seus respectivos índices de audiência agrupados, poder-se-ia afirmar que a dramaturgia da Record “Pós-Moisés” está com 9 pontos de média, o que representa, percentualmente, uma queda de 45%.

Ou seja: de cada 100 telespectadores de Os Dez Mandamentos, ao menos 45 não continuaram a acompanhar a teledramaturgia da Record nos anos subsequentes.

Algumas novelas foram individualmente bem-sucedidas e ficaram acima da média das “colegas”, como é o caso de A Terra Prometida. Outras, como Belaventura e Jezabel, amargaram índices pífios que colaboraram para que a média-geral das novelas da emissora paulista nos últimos 4 anos caísse ainda mais.

Confira a média-geral de cada novela da Record exibida após a estreia da primeira temporada de Os Dez Mandamentos:

Escrava Mãe – 11

A Terra Prometida – 14

O Rico e Lázaro – 10

Belaventura – 6

Apocalipse – 8

Jesus – 10

Jezabel – 7

Topíssima – 8

Amor Sem Igual – 8* (Ainda em exibição)

Média de Todas – 9

CONTINUE LENDO →

Arthur Vivaqua é um apaixonado pela TV, e por Cultura em geral. Ele acredita que pequenas coisas podem gerar grandes reflexões. Arthur já foi editor-chefe e repórter especial do RD1, para onde volta como colunista. Fale com ele através do @ArthurVivaqua no Twitter ou no arthurvivaqua@rd1.com.br.