Rafa Kalimann desabafa contra memes envolvendo trabalho na África

Rafa Kalimann
Rafa Kalimann disparou contra críticos das suas ações na África (Imagem: Reprodução / Instagram)

Rafa Kalimann é conhecida nacionalmente pela sua participação no BBB 2020, da Globo. Porém, antes disso, a famosa já fazia um trabalho voluntário muito forte na África. Inclusive, durante o programa, ela conseguiu falar sobre o assunto em vários momentos.

No entanto, a ex-BBB acabou virando alvo de piada para alguns de seus desafetos. Em entrevista à revista Quem, a influenciadora ressaltou que as brincadeiras com um assunto tão sério a incomodam bastante.

“É o único ponto que me incomoda desde que saí [do BBB]. É ser desrespeitoso com um trabalho como um todo, não só comigo. São pessoas que se dedicam muito para fazer esse trabalho, é muito sério. É muito difícil de ser feito, não é algo para brincar, tirar sarro e nem criticar”, declarou a blogueira, que é embaixadora da ONG Missão África.

Rafa Kalimann acrescentou: “Todos os trabalhos voluntários, como um todo, são muito difíceis e ninguém tem o direito de julgar o que o outro está fazendo por outras pessoas. Isso me abalou muito, porque é injusto as pessoas pegarem nesta questão para tentar me diminuir. Esse trabalho é tão lindo, minucioso e contínuo”.

Em suas redes sociais, a famosa costuma compartilhar momentos de suas viagens para a África, o que acabou rendendo as piadas maldosas.

Durante o reality show, muitos haters começaram a chamar a artista de “white savior” (“branco salvador”, em tradução livre) – termo pejorativo para pessoas que, supostamente, aproveitam-se de causas sociais relacionadas a pessoas negras para sair como herói(na).

Ela, no entanto, revelou que realiza o trabalho voluntário há cerca de sete anos e, em 2020, não foi para a África apenas por conta da pandemia:

“É um trabalho diário, não é algo que acaba em algum momento do ano. É algo de formiguinha que é constante. Eu posto cinco por cento do que é o trabalho, eu mostro o resultado dele. É preciso, cuidadoso, a gente acompanha muito as famílias de lá. Eu sou embaixadora e fico buscando apoio constantemente”.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›