Rafael Cardoso explica cirurgia no coração: “Eu era uma bomba relógio”

Rafael Cardoso
Rafael Cardoso fala sobre cirurgia no coração (Imagem: Reprodução / Instagram)

No início do ano, Rafael Cardoso tomou um susto após descobrir que tinha fibrose no músculo do coração, que poderia causar uma morte súbita. Como alternativa, o ator precisou fazer uma cirurgia delicada de implementação de um desfibrilador no órgão vital.

Com o meu histórico familiar, eu era uma bomba relógio“, afirmou Rafael através de uma live no Instagram.

No ar em quatro novelas na Globo – Tititi, A Vida da Gente, Salve-se Quem Puder e Império –, o galã ainda explicou que na sua família há um histórico de pessoas que tiveram morte súbita. Entre eles, um primo de cinco anos, diabético, e uma tia. “Minha tia Janete correu para pegar um ônibus e, assim que sentou no banco, morreu”, contou.

O global afirmou que havia sido diagnosticado com sopro no coração quando era adolescente, mas o passar dos anos parou de fazer exames regulares para controlar a doença. Após testar positivo para Covid-19, ele foi motivado pela esposa, Mariana Bridi, e a sogra, Sônia Bridi, a fazer um novo check up de rotina.

No resultado foi constatado que ele tinha uma hipertrofia de 20 milímetros no músculo do coração e cerca de 14% de fibrose no órgão – até 10% é um índice considerado normal, e acima de 20% é gravíssimo –, o que o colocava no grupo de risco.

Em entrevista ao Notícias da TV, o cardiologista do ator, Drº Eduardo Saad, explicou o que a doença de Rafael significa: “O Rafa tem uma miocardiopatia hipertrófica. Uma doença genética e hereditária que faz com que os músculos do coração fiquem hipertrofiados. A doença é progressiva e pode piorar com o passar dos anos. Ele [Rafael] já tinha uma fibrose de 14%, e um histórico familiar preocupante. O que já foi suficiente para prepará-lo para a cirurgia”.

O famoso desabafou que demorou quatro meses para buscar o resultado dos exames e marcar a cirurgia, mas que pensou nos filhos e decidiu resolver logo o problema: “Fui prepotente e ignorante. Meus filhos podiam crescer sem a presença do pai. Eu não consigo ficar confortável e não fazer nada”.

Confira:

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›