Rainha do afronte, Rachel Sheherazade debocha de discurso de Bolsonaro na ONU

Rachel Sheherazade
Rachel Sheherazade usou fala polêmica (e infundada) de Jair Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia em tweet irônico (Imagens: Reprodução / Twitter – YouTube)

Em discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta terça-feira (22), o Presidente da República Jair Bolsonaro culpou “caboclo e índio” pelos incêndios que destroem a Amazônia. A acusação, que não encontra respaldo em pesquisas acerca das queimadas, virou piada no Twitter de Rachel Sheherazade, opositora do político.

Rachel aproveitou a mudança de clima em São Paulo para debochar da equivocada fala de Bolsonaro. “Frio e chuva em SP no primeiro dia da primavera. Só pode ser coisa desses índios e caboclos!”, escreveu a apresentadora do SBT Brasil – que deixa a emissora de Silvio Santos em outubro, após ser silenciada pelo patrão e ter sua demissão solicitada, publicamente, pelo empresário e patrocinador da casa.

Em seu discurso, Jair Bolsonaro afirmou que “nossa floresta [amazônica] é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente, nos mesmos lugares, no entorno leste da floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas”.

Embora tenha reclamado de uma suposta campanha de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal, foi Bolsonaro quem faltou com a verdade em sua fala. Conforme destacado pelo portal UOL, pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da Universidade de Estocolmo afirmaram, em carta publicada na revista Science, que o desmatamento e as queimadas na Amazônia estão relacionados à apropriação em larga escala de médios e grandes fazendeiros.

Entre outras informações desencontradas, e/ou infundadas, Jair Bolsonaro surpreendeu ao dizer que concedeu auxílio emergencial de “aproximadamente 1.000 dólares para 65 milhões de pessoas”. Considerando a cotação de R$ 5,42 o dólar, o auxílio será, em média, de US$ 775 dólares – exceto para mães que são chefes de família.

Confira:

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›