Assim como a Globo, a Record suspendeu as gravações de suas novelas. Com isso, conforme chamada divulgada pela emissora nesta quinta-feira (26), Amor Sem Igual sai do ar em 20 de abril. A novela de Cristianne Fridman será substituída pela reprise de Apocalipse (2017). A escolha do título chamou atenção da web, já que o folhetim de Vivian de Oliveira foi um dos mais problemáticos, em audiência e produção, dos últimos tempos.
A trama acompanha o anticristo Ricardo Montana (Sérgio Marone), opositor do ateu Benjamim (Igor Rickli); este é convencido pela amada Zoe (Juliana Knust) de que desastres naturais como tsunamis estão relacionados ao Arrebatamento, o primeiro evento do “fim do mundo” – quando Deus retira os verdadeiros cristãos da Terra. O planeta acaba entrando em colapso, com Ricardo, então convertido em Besta do Apocalipse, à frente de “ações para contornar os problemas” causados por ele próprio.
Com gravações em Jerusalém, Nova York e Roma, e um elenco de mais de 100 atores, Apocalipse acabou revelando-se uma tremenda frustração. A audiência naufragou; os 8,1 pontos representam a pior marca dentre as novelas bíblicas produzidas pela emissora desde 2015. A narrativa confusa, que afastou boa parte do público, foi ainda mais prejudicada pelas interferências de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, que responde pela supervisão da dramaturgia.
A autora Vivian de Oliveira acabou deixando a casa, pouco depois de entregar o enredo para Cristiane e seus colaboradores. Apocalipse também irritou a comunidade católica, por tratar um sacerdote – Stefano (Flávio Galvão) – como mentor do anticristo Ricardo.
A chamada da Record para a reapresentação de Apocalipse, no ar a partir de 21 de abril, chamou atenção pelo fato da emissora usar termos que a Globo adotou no anúncio de repetecos como o de Fina Estampa (2011) e Totalmente Demais (2015). A emissora classificou a novela como “para família”. O canal também promete uma “versão especial” – enquanto a concorrente trata suas reprises como “edições especiais” –, “mais ágil e mais dinâmica”.
Confira:
Devido a pandemia do coronavírus, a Record TV decidiu pausar as gravações das novelas, porém continua exibindo #AmorSemIgual até o dia 21 de abril. A partir desta data, prepare-se para ver uma versão especial de #Apocalipse, com os grandes acontecimentos que impactaram o público pic.twitter.com/fLz7CmDt7y
— Record TV (@recordtvoficial) March 27, 2020
A Record reprisar a novela #Apocalipse é duplamente péssimo, primeiro por causa do noticiário atual e segundo porque é a novela Apocalipse, uma das maiores tranqueiras da década.
— Fábio Garcia (@fabiogaj) March 27, 2020
A Record decidindo reprisar #Apocalipse só mostra o quanto a emissora é imbecil e irresponsável. No meio de uma pandemia onde todos estão com medo, onde tem maluco criando teorias conspiratórias, vem eles exibirem uma novela que fala do FIM DO MUNDO e de MORTES. pic.twitter.com/jW7Anhovae
— Mark Garcia (@eumarkgarcia) March 27, 2020
Record, a emissora que cancelou a reprise de Vitória por causa de um massacre escolar, vai reprisar Apocalipse, seu maior fracasso recente, no meio de uma pandemia.
Bom senso passou reto e seguiu.
— Diogo (@diogo_cc) March 27, 2020
GLOBO escolhe uma novela leve e divertida, #FinaEstampa.
RECORD escolhe uma novela pesadíssima e forte, #Apocalipse.
AINDA PERGUNTAM PQ A GLOBO É LÍDER?
— TVlizando (@tvlizando) March 27, 2020
A Record tinha Prova de Amor, Vidas Opostas, Chamas da Vida e Vidas em Jogo mas preferiu reprisar #Apocalipse. Vergonhoso pic.twitter.com/SziV0Bsooa
— abdala (@Mikefoxx4) March 27, 2020
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.