Grande destaque da Record de 2024, A Rainha da Pérsia acabou de ser alvo de uma decisão de órgão do Governo Lula. A produção, que elevou a audiência da faixa horária em que é exibida, precisou passar por uma mudança na classificação indicativa.
A emissora havia solicitado ao Ministério da Justiça para que a trama fosse exibida de forma livre para todas as idades. Isso, porém, acabou sendo rejeitado pelo governo.
Nesta semana, de acordo com informações do Diário Oficial da União, A Rainha da Pérsia passou a ter a classificação atribuída para “não recomendada para menores de 12 anos”. O motivo tem relação com cenas de violência da história.
Enquanto passa por essa mudança na sua classificação, a história de Ester (Nathalia Florentino) segue agradando o público. A prova disto são seus números de audiência.
Na última segunda-feira (15/07), por exemplo, a superprodução bateu recorde e ainda consolidou o segundo lugar absoluto. No intervalo das 21h03 às 21h53, a trama conquistou em São Paulo 6,1 pontos de média, enquanto o SBT, que exibia novelas infantis, ficou com apenas 3,8 pontos na mesma faixa.
Já no Rio de Janeiro, o desempenho foi ainda melhor. A série registrou a maior audiência do ano: 7,6 pontos. No horário, o SBT teve apenas 2,6 pontos, ou seja, a produção da Record teve mais que o dobro registrado pelo canal em terceiro lugar.
A Rainha da Pérsia já tem data para dizer adeus
Concebida como uma minissérie, a história já está quase em sua reta final. Ela chegará ao fim na próxima semana e não dará espaço para uma outra produção pública.
A partir do dia 29 de julho, conforme já informou o RD1, a aposta da Record será na novela turca Força da Mulher, cujo título original é Kadin.
Força de Mulher, cabe salientar, narra a trajetória de Bahar (Özge Özpirinçci), que se apaixona por Sarp (Caner Cindoruk). Eles se casam e têm dois filhos, mas a morte do homem provoca uma grande reviravolta na história da mulher.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]