Yuri Macri foi alvo de agressões de manifestantes (Imagem: Reprodução / Instagram)
A Record se manifestou pela primeira vez a respeito de um ataque sofrido por um repórter em protesto de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), em Mirassol, interior de São Paulo.
VEJA ESSA
Conforme já informou o RD1, o repórter Yuri Macri e o cinegrafista Edmilson China estavam fazendo a cobertura dos bloqueios ilegais feitos nas estradas da região quando foram intimidados e sofreram agressões.
Nesta quinta-feira (3), a emissora repudiou os ataques aos profissionais. No comunicado, a Record destacou que lamenta a forma como os seus jornalistas, assim como de outros veículos de imprensa, foram hostilizados e, em alguns casos, agredidos, na cobertura dos últimos dias.
O veículo de comunicação também estendeu a solidariedade à imprensa em geral, que tem sofrido duros ataques nas manifestações golpistas pelo país.
“Prestamos nossa solidariedade com os colegas de profissão que exercem o importante papel na democracia de informar a população. Tais atitudes são injustificáveis. A liberdade de imprensa é um direito assegurado pela Constituição Federal e não pode ser impedida em nenhuma situação“, declarou.
Jornalista da Record atacado se pronuncia
Yuri Macri chegou a usar sua rede social para publicar o trecho do Hora News, da Record News, em que mostra o instante em que foi interrompido por bolsonaristas. Na ocasião, os manifestantes exigiram que ele “falasse a verdade”.
O jornalista relatou que ele e o cinegrafista Edmilson foram agredidos com chutes, joelhadas nas costas, tapas, empurrões e com intimidações.
Na ocasião, ele relatava o caso em que um rapaz atropelou manifestantes no local. Porém, durante a gravação, acabou sendo alvo de um grupo de pessoas que começou a gritar que ele estava mentindo. Yuri afirmou que viveu momentos de terror e de medo.
Nota de repúdio da @recordtvoficial sobre jornalistas agredidos durante as coberturas feiras nas manifestações
_______________________
Via @RecordTV_press pic.twitter.com/pbYBx33cC3— RD1 (@rd1oficial) November 3, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]