Record tem notícia gloriosa e prejudica Moisés de Os Dez Mandamentos com atitude

O ator Guilherme Winter, que ficou nacionalmente conhecido como Moisés em Os Dez Mandamentos (2015), sofreu uma derrota judicial em segunda instância contra a Record. Ele pedia pagamento pelos direitos de reprises da novela bíblica, mas a Justiça deu razão à emissora.

Record
Guilherme Winter interpretou Moisés na novela Os Dez Mandamentos (Imagem: Reprodução / Record)

O que o ator cobrava

Winter alegava que, apesar de ter atuado por quase uma década na emissora, nunca recebeu valores referentes às reexibições de tramas das quais participou. Entre os pedidos, estava uma indenização de 10% das retribuições mensais por exibição, em cada país e para cada obra.

O ator citou como exemplo a exibição de A Bíblia (2021), que reuniu várias produções em formato de novela inédita, mas sem pagamento adicional a ele.

Decisão da Justiça

Na decisão publicada na última terça-feira (2), o desembargador José Santos, da 30ª Vara Cível do TJ-SP, destacou que os contratos firmados estavam claros e não apresentavam abuso. Em seu voto, classificou o pedido do ator como uma “torpeza”.

“Não se afigura razoável a alegação de que não pode ser tida por válida a cessão de direitos operada em favor da apelada, em especial se tratando de profissional com vasta experiência no exercício da atividade audiovisual televisiva.”

Record
Guilherme Winter não venceu processo que abriu contra Record (Imagem: Reprodução / Record)

Trajetória de Guilherme Winter na emissora

O ator foi contratado pela Record em 2013 para a minissérie José do Egito. No ano seguinte, esteve em Pecado Mortal e, em 2015, alcançou seu maior sucesso com Moisés em Os Dez Mandamentos, novela que chegou a superar a Globo em audiência no episódio da abertura do Mar Vermelho.

Depois, atuou em Jesus (2018), interpretando Judas Iscariotes, e em Topíssima (2019). Seu contrato não foi renovado em 2020, encerrando sua passagem pela emissora após oito anos.

Ator não se manifestou

Até a publicação desta matéria, Guilherme Winter não havia se pronunciado sobre a decisão judicial.

 

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]