O Jornal da Record decidiu corrigir o grave erro que havia cometido no final de semana, quando noticiou detalhes do ataque ao ônibus que levava jogadores do Bahia. O Sampaio Corrêa anunciou que tomaria uma atitude contra o canal, caso não houvesse uma retratação.
VEJA ESSA
Na edição desta segunda-feira (28), então, o telejornal fez a correção. “No sábado (26), o Jornal da Record, ao noticiar o ataque ao ônibus que levava jogadores do Bahia, disse que os explosivos tinham sido lançados por torcedores do Sampaio Corrêa“, iniciou Christina Lemos.
A âncora do JR, então, completou: “A informação correta é que torcedores do Bahia estão sendo investigados pelo ataque. Portanto, não há relação nenhuma da torcida do Sampaio Corrêa com o atentado”.
A polêmica ocorreu quando o telejornal repercutiu as investigações sobre o ataque contra o ônibus do Bahia antes de uma partida com o clube do Maranhão o na Copa do Nordeste na última quinta-feira (24).
Na ocasião, o goleiro Danilo Fernandes, do Bahia, foi atingido por estilhaços de bombas jogadas em direção ao veículo e precisou ficar internado.
No noticiário, então, a Record afirmou que o ataque foi orquestrado por torcedores do Sampaio Corrêa. Segundo investigações feitas pela Polícia Civil, porém, foram membros da torcida organizada do Bahia que arquitetaram o ato violento.
A data do atentado também foi divulgada de forma errada pelo jornalístico. “Na terça-feira, o ônibus do Bahia foi atingido por explosivos lançados por torcedores do Sampaio Corrêa”, disse Christina Lemos, no Jornal da Record, na edição do final de semana.
Time desabafa contra a Record
Em nota, o clube do Maranhão pediu uma retratação pela emissora. O Sampaio Côrrea ainda deixou claro que, se nada for feito, poderá entrar na Justiça contra a Record.
“O Jornal da Record divulgou a falsa informação de que torcedores do Sampaio Corrêa teriam sido os responsáveis pelo ataque a ônibus que conduzia a delegação do Bahia, na última quinta-feira. O fato já está esclarecido, e o telejornal reportou uma notícia falsa ao telespectador. Por esta razão, pedimos a retratação imediata da emissora, em que pese sua credibilidade e compromisso com a verdade”, disparou o comunicado do time.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]