Record vai parar na Justiça após frase dita contra homem no Cidade Alerta

Record

Luiz Bacci na apresentação do Cidade Alerta; Record vira alvo de ação judicial (Imagem: Reprodução / Record)

Em mais um caso na Justiça, a Record foi condenada pelo Tribunal de São Paulo a pagar uma indenização de R$ 70 mil a um homem. O rapaz foi alvo de uma matéria sensacionalista no Cidade Alerta.

Em abril de 2020, o canal do bispo Edir Macedo propagou informações falsas sobre o rapaz. O policialesco de Luiz Bacci levou ao ar uma reportagem envolvendo uma mulher, “com o filho recém-nascido no colo”, morta pelo marido.

No material exposto na TV, segundo a ação, o programa afirmou que o homem era uma pessoa ciumenta, violenta e que já havia agredido a esposa várias vezes.

O alvo da reportagem foi à Justiça e reclamou por ter sido chamado de assassino frio e cruel. Sob tal argumento, o processo foi iniciado contra a Record.

Em defesa, segundo o UOL, o homem argumentou que a mulher era usuária de drogas e que durante um surto tentou atingi-lo com uma faca. Quando desarmou a companheira, houve um acidente e ela morreu. No laudo, a polícia constatou altos níveis de álcool e cocaína no sangue da mulher.

O processo criminal concluiu que não houve homicídio doloso e o rapaz, preso por dois anos, foi liberado. Advogado do homem não identificado, Rafael Burilli expôs que foi um claro caso de distorção dos fatos. Para o profissional, a Record “de forma vil e ambiciosa” destruiu a imagem do seu cliente.

Record se defende no processo

Em resposta, a emissora vice-líder de audiência alegou que colocou no programa apenas os fatos de modo imparcial. E mais: sem emitir nenhum juízo de valor.

O juiz Frederico Messias não concordou com a empresa de comunicação e condenou a ré ao pagamento de R$ 70 mil por dano moral e a exclusão da reportagem das redes sociais. A Record ainda pode recorrer da decisão.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].