RedeTV!
Redução de salários na RedeTV! causa reações e jornalistas ameaçam entrar em greve (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Funcionários da RedeTV! foram comunicados que irão sofrer cortes em torno de 30% em seus salários. Jornalistas, radialistas, produtores e outros cargos como cinegrafistas entraram nesta conta, informada através de um comunicado oficial, no qual a emissora justificou a decisão para se readequar à realidade de mercado.

De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, a empresa não considera esses 30% como salário, mas sim, horas extras, e por isso, podem ser cortadas, sob a justificativa das mesmas estarem sendo pagas há décadas. Estima-se que em torno de 200 pessoas serão afetadas com esta medida, dos profissionais que atuam tanto na TV quanto no site.

O canal explicou que a redução dos honorários dos seus colaboradores acontece por causa da queda de merchans e publicidade. A redução da venda de horários para igreja, além tentar evitar demissões foram apontados como os motivos para que os executivos tomarem estas decisões.

No caso de jornalistas que recebem por cinco horas, como exige a legislação que rege a profissão, as duas horas que até então eram consideradas extras agora serão cortadas. Advogados, consultados pela direção da emissora, dizem que não há ilegalidade na “eliminação” dessas horas a mais.

Fontes que foram ouvidas pela reportagem apontaram que o calculo, em alguns casos, sofrerá uma redução de até 40% nos ganhos, fazendo com que os jornalistas, em alguns casos, consigam arrecadar cerca de R$ 2 mil, causando revolta dentre os membros na redação.

Chefes e editores ainda estão confusos, por não saberem como irão produzir reportagens a partir do horário reduzido. Os salários de apresentadores e diretores, dentre outros que recebem como PJ (pessoa jurídica) não serão afetados.

Procurada, a RedeTV! alegou estar “readequando as horas extras com o objetivo de equalizar o orçamento à atual realidade do mercado, que encontra-se em retração”.

Greve

Diante da situação, os funcionários da TV, sobretudo os jornalistas, estão ameaçando entrar em greve a partir desta terça-feira (22). Uma assembléia irá acontecer a partir das 14h para decidir se vai acontecer ou não a paralisação.

Na tarde desta segunda-feira (21), os contratados chegaram a organizar um protesto no estacionamento da sede da emissora. A decisão causou impacto em todos os setores.

Você está ficando de fora...

Não perca nada!

Saiba tudo o que está em alta no Instagram dos Famosos.

SIGA AGORA