RedeTV! é processada por agência de notícias após atitude

RedeTV!
RedeTV! é alvo de processo por uso indevido de informações de agência de notícia (Imagem: Divulgação / RedeTV!)

A RedeTV! está enfrentando uma nova disputa na Justiça. A emissora paulista está sendo processada pela Agence France-Presse, a AFP. O motivo? O uso de conteúdo de notícias sem pagar pelos seus direitos.

Segundo informações do Notícias da TV, na ação, que corre na 4ª Vara Cível, do Foro de Osasco, em São Paulo, o canal de Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo é alvo de uma ação de produção antecipada de provas.

Em texto, a AFP detalha “a divulgação ilegal pela RedeTV! de material produzido pela autora, sem a devida contrapartida”. A empresa ainda conseguiu uma perícia para levantar o prejuízo que levou da RedeTV!.

A agência é uma das mais prestigiadas do mundo. Ela fornece cobertura com sua rede de produção de notícias, estendida sobre 151 países. De acordo com o site da empresa, ela conta com 2.400 colaboradores de 100 nacionalidades, que cobrem o noticiário internacional em seis idiomas.

A relação da AFP com a emissora paulista teve início em 2019, quando ela concedeu um período de testes de seu material. A “degustação”, válida durante um mês, ocorreu antes de uma assinatura de fato.

Porém, a RedeTV! continuou a usar o serviço fornecido pela agência sem autorização em seus telejornais. No processo, o advogado de acusação disse que o canal “prosseguiu utilizando esse material fora do período de degustação durante muito tempo, com volume de conteúdo e tempo significativo”.

Segundo a publicação, antes de ir à Justiça, a instituição ainda afirmou que tentou exaustivamente uma negociação com a emissora. “À medida que a RedeTV! não quis discutir, não houve alternativa. Obviamente, isso vai culminar em um pleito de indenização e uma determinação de não se usar esse material indevidamente“, afirma o advogado da AFP.

Em decisão de 19 de março, a juíza Denise Cavalcante Fortes Martins concedeu tutela de urgência para realização da perícia. Ao site, a RedeTV! informou que não comenta processos judiciais em andamento.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›