Reginaldo Faria lembra de “banana” em Vale Tudo e desabafa sobre Gilberto Braga

Reginaldo Faria
Reginaldo Faria falou sobre a morte de Gilberto Braga (Imagem: Divulgação / Globo)

Reginaldo Faria foi um dos famosos que lamentaram a morte de Gilberto Braga, nesta semana. O autor lhe deu uma das cenas marcantes da história da teledramaturgia. Em Vale Tudo, da Globo, o personagem do ator deu uma “banana” ao Brasil, enquanto fugia do país.

Ao Encontro, nesta quarta-feira (27), o artista lembrou do personagem: “Foi um grande achado político numa época em que a inflação estava uma catástrofe e o país estava enterrado. Mas tinha os exploradores que viviam disso e meu personagem era um desses”.

“As pessoas perguntam se eu daria outra banana ao Brasil. Digo não, porque amo meu país. A banana que eu daria para esses aproveitadores. Esse achado do Gilberto vai se eternizar”, comentou o veterano.

Reginaldo Faria ainda fez questão de agradecer Gilberto Braga pelos trabalhos na TV. O autor começou a trabalhar na Globo adaptando obras literárias e estreou nos anos 70 sua primeira novela.

“Tenho uma lembrança do Gilberto em uma das preleções e ele me disse que era dos tempos das novelas em rádio. Ele era simples, não veio com a postura dos intelectuais de querer mudar o mundo. Essa simplicidade que fez ele penetrar no coração dos brasileiros. Ele tinha uma grandeza”, desabafou.

Braga é um dos maiores nomes da televisão brasileira, sendo autor de novelas como Vale Tudo (1988), Dancin’ Days (1978) e Celebridade (2003).

O novelista sofria do Mal de Alzheimer e estava afastado da TV. A última novela inédita exibida pela emissora foi Babilônia (2015). Ele está no ar atualmente no canal Viva, com a reprise da novela Paraíso Tropical (2007).

O autor nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Ele era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Ele e o marido ficaram noivos no dia 26 de dezembro de 2013 na cidade de Paris, celebrando esta ocasião no restaurante L’Entrecôte. Vieram a oficializar a união na data de 22 de março de 2014, no próprio apartamento de ambos, no Arpoador, no Rio de Janeiro.

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
Veja mais ›