Malhação
Paloma Duarte como Lígia, em “Malhação – Toda Forma de Amar” (Imagem: Divulgação / Globo)

Atualmente, Paloma Duarte encabeça o elenco de “Malhação – Toda Forma de Amar”. Não é de hoje que a novela tem apostado em tramas protagonizadas por adultos. Grandes atrizes, aliás, já passaram pela produção. Antes de Paloma, o protagonismo coube a Camila Morgado; em “Malhação – Vidas Brasileiras”, a Globo apostou num novo formato para a novela das 17h45.

Malhação
Camila Morgado como Gabriela, em “Malhação – Vidas Brasileiras” (Imagem: Divulgação / Globo)

Ao invés de focar em protagonistas adolescentes, a história resolveu mostrar o universo dos jovens através do ponto de vista da professora Gabriela (Camila). Antes disso, mesmo não sendo “estrelas máximas” do enredo, outras atrizes também roubaram a cena em “Malhação”, conquistando várias gerações que acompanharam as tramas ao longo dos últimos 24 anos.

Malhação
Sílvia Pfeifer como Paula, em “Malhação” 1995 (Imagem: Divulgação / Globo)

Na primeira temporada, de 1995, ainda na época da academia que batizou o folhetim, Silvia Pfeifer e Nair Bello viveram Paula e Olga, às voltas com os problemas de Luiza (Fernanda Rodrigues) e Fabinho (Bruno de Luca), filhos e netos, respectivamente. Passaram pela produção, neste período, Elizangela (Zizi), Lucinha Lins (Bárbara) e Maria Zilda Bethlem (Catarina).

Malhação
Lilia Cabral como Cláudia, entre Priscila Fantin, Paulo Gorgulho e Daniel de Oliveira, em “Malhação – Múltipla Escolha” (Imagem: Divulgação / Globo)

Em 1999, em meio à reformulação – da passagem da academia para o colégio Múltipla Escolha – da novela, Lilia Cabral e Maria Padilha foram escaladas para as primas Cláudia e Alberta. Lilia encabeçava o núcleo formado por Rubem (Paulo Gorgulho), casado com ela e de romance com Alberta, o filho problemático Marquinhos (Daniel de Oliveira) e a filha Tati (Priscila Fantin).

Denise Del Vecchio, conhecida por trabalhos em novelas de grandes sucessos, interpretou a personagem Yolanda na temporada 2000. No ano seguinte, Bia Seidl voltou à Globo para participar da oitava temporada da novelinha teen e recebeu vários elogios da crítica especializada, com o drama de Vera, acometida por um câncer de mama.

Em 2003, Maitê Proença misturou-se com os jovens talentos da Vênus Platinada e deu vida a Daniela, professora engajada em novas formas de ensino – que chegou a participar do “Programa do Jô”. Na temporada da “Vagabanda” (2004), Cissa Guimarães e Tássia Camargo foram Beatriz e Lúcia, mães dos protagonistas Gustavo (Guilherme Berenguer) e Letícia (Juliana Didone).

A tradicional república marcou “Malhação” e teve a administração de Rosamaria Murtinho, na pele de Naná (2005). No ano seguinte, Cláudia Ohana acolheu a molecada no apartamento de Raquel. Norma Blum (Dionísia), Carolina Kasting (Beatrice) e Louise Cardoso (Filó) participaram da trama em 2007, 2008 e 2009, respectivamente; a temporada 2008, aliás, volta ao ar amanhã (24) no Canal Viva.

Malhação
Louise Cardoso como Filó, em “Malhação” 2009 (Imagem: Divulgação / Globo)

Louise voltou a trabalhar numa trama de “Malhação” em 2016, escrita por Emanuel Jacobina, sendo mãe dos protagonistas masculinos (Irene). Em 2010, Helena Ranaldi deixou de lado suas personagens fortes para interpretar Tereza. Já em 2011, Letícia Spiller (Laura) esteve em “Conectados”; Danielle Winits foi a professora Marcela em “Intensa como a vida” (2012).

Malhação
Isabela Garcia como Vera, em “Malhação – Casa Cheia” (Imagem: Divulgação / Globo)

Winits, por sinal, deixou a trama na metade, pois acabou sendo escalada para fazer parte do elenco de “Amor à Vida” (2013). Isabela Garcia, atriz que costuma fazer parte dos produtos dirigidos por Dennis Carvalho, esteve na temporada “Casa Cheia”, de 2013, como Vera. De volta à Globo, Patrícia França entrou no elenco de “Malhação – Sonhos” (2014), como Delma, mãe do protagonista Pedro (Rafael Vitti).

Malhação
Patrícia França como Delma, em “Malhação – Sonhos” (Imagem: Divulgação / Globo)

No ano de 2015, Vanessa Gerbelli (Ana Lúcia) conquistou o público e a crítica com a sua interpretação na temporada “Seu Lugar no Mundo”. Em 2016, Deborah Secco (Tânia) voltou às telinhas, após sua gravidez, com “Pro Dia Nascer Feliz”. Na temporada 2017, destaque para Daniela Galli e Malu Galli, como a maléfica Malu e a bondosa Marta.

🔵Boletim RD1 💥 Notícias dos Famosos