Relembre a carreira ímpar da atriz Ruth Souza, que completa 97 anos

Ruth de Souza teve o pioneirismo na TV, teatro e cinema brasileiros (Imagem: Reprodução / G1)

Chegar perto dos 100 anos não é para qualquer um. Exatamente por isso, não é de se estranhar que Ruth de Souza esteja beirando esta marca. A grande atriz, que completa 97 primaveras neste sábado (12), responde por uma das trajetórias mais brilhantes do meio artístico nacional, a ponto de se confundir com a própria história do cinema, TV e teatro brasileiros.

Nascida em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro, filha de mãe lavadeira e pai lavrador, Ruth descobriu cedo a vocação para ser atriz, mas só daria seus primeiros passos na carreira aos 23 anos, quando encenou “Imperador Jones” junto ao grupo Teatro Experimental do Negro.

Talentosa e dedicada, ganharia três anos depois uma bolsa de estudos para estudar interpretação na Howard University, em Washington, Estados Unidos. Ainda em 1948, fez seu debute no cinema nos longas “Terra Violenta” e “Falta Alguém no Manicômio”. Participou do “Grande Teatro Tupi”, considerado o primeiro formato de dramaturgia da televisão brasileira, e em 1954 se tornaria a primeira atriz indicada a um prêmio internacional de cinema – no caso, o Festival de Veneza -, por sua performance como Sabina no longa “Sinhá Moça” (1953).

A chegada às novelas se deu somente em 1965, com “A Deusa Vencida”, mas rendeu rápido reconhecimento a Ruth no gênero. Tanto é verdade que, em 1969, ela ficou marcada para sempre como a primeira protagonista negra da Globo, na pele de Cloé em “A Cabana do Pai Tomás”. A esse, seguiram-se trabalhos não menos marcantes como “O Bem Amado” (1973), “Os Ossos do Barão” (1973), “Olhai os Lírios do Campo” (1980), “Sinhá Moça” (1986), “Mandala” (1987), “Memorial de Maria Moura” (1994) e “Senhora do Destino” (2004).

A última novela de Ruth de Souza foi “Duas Caras”, em 2007. Quem, porém, está com saudades de ver a atriz atuando na telinha já pode comemorar: ela integra o elenco principal de “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, minissérie de Ricardo Linhares que a Globo deve estrear ainda este ano no Globo Play.

Relembre na galeria a seguir os principais trabalhos desta grande intérprete:

Saiba Mais:

Aos 96 anos, Ruth de Souza volta à TV: “Não penso na morte”

Autor de “Se Eu Fechar os Olhos Agora” elogia Ruth de Souza: “Momento especial”

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.