Repórter consagrado é demitido da Globo após 30 anos e surpreende com desabafo

Paulo Carvalho

19/12/2022

Globo

Globo demite Edney Silvestre após três décadas de trabalho (Imagem: Reprodução / Instagram)

Mais um nome do jornalismo da Globo entrou na mira do RH. Com 30 anos de serviços prestados, Edney Silvestre, repórter consagrado, foi demitido. Diretor de Jornalismo do canal, Ali Kamel rendeu elogios ao famoso no e-mail de despedida.

O chefão do departamento lembrou que se tornou colega de Silvestre quando ambos trabalhavam juntos no jornal O Globo e destacou a paixão do veterano de 77 anos pelas palavras e literatura.

Kamel salientou que o ex-funcionário deixou um legado para os colegas e para o telejornalismo. “Que aquele que queiram desbravar 30 anos ou mais à frente, não importa a idade ou experiência, se inspirem nele”, aconselhou.

Autor de reportagens históricas para o Jornal Nacional, Fantástico e outros telejornais da casa, Edney Silvestre foi correspondente da Globo em Nova York de 1996 a 2002 e esteve em coberturas importantes, como a dos atentados terroristas de 11 de setembro, em 2001.

Edney foi responsável pela série de reportagens no Iraque antes da queda de Saddam Hussein, cobriu a visita do Papa João Paulo II a Cuba, a passagem de diversos furacões na América Latina, premiações de Hollywood, entre outros trabalhos.

Na GloboNews, Silvestre foi peça fundamental para a editoria mais fina do mundo da literatura. Entre 2002 e 2017, o jornalista comandou o GloboNews Literatura e ainda criou o programa Milênio.

Edney Silvestre faz vídeo para se despedir da Globo

Por meio de sua rede social, Edney apareceu em vídeo vestido de paletó e gravata e lembrou que, muito provavelmente, na primeira vez que foi visto na tela da Globo, o seu traje era exatamente paletó, gravata, bem formal.

O jornalista recordou que estava usando um sobretudo em sua noite de estreia, pois estava no inverno dos EUA, na Broadway, em espaço aberto. No dia, Edney citou a força e presença de autores e atores negros no teatro norte-americano depois de décadas de racismo.

Em tom de despedida, Silvestre confirmou sua saída do canal líder de audiência e anunciou seu próximo passo na carreira: palestras, apresentações de eventos, conferências, aulas, peças de teatro, musicais, em nova minissérie e em livros.

Confira:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].