Repórter da Globo segura o choro ao revelar tudo que viu em terra yanomami

GloboNews

Sônia Bridi desabafa na GloboNews sobre ida até terra yanomami (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Um dos nomes mais experientes do telejornalismo, Sônia Bridi não segurou a emoção em seu depoimento após ver de perto a situação dramática vivida por indígenas na Terra Indígena Yanomami. Na GloboNews, a jornalista comparou as imagens com tempos de guerra.

A mãe de Mariana Bridi contou que já viu refugiados, gente em conflito em vários países, e nunca imaginou que veria algo do tipo no Brasil. “Eu nunca imaginei que fosse ver isso dentro do meu país em período de paz. E é um período de paz que é aqui, na Terra Yanomami”, argumentou.

A global contou que o helicóptero baixou em uma ilha cercada pelo garimpo ilegal e ali todos os yanomamis estavam doentes. “É impossível não estar doente quando não se tem água limpa para beber, não tem acesso à principal fonte de proteína, que é o peixe que eles pegavam nos rios”, declarou.

GloboNews exibe quase choro de Sônia Bridi

Sônia Bridi acompanhou a comitiva do presidente Lula da Silva (PT) até o local alvo de exploração ilegal por garimpeiros. A repórter foi acompanhada de Paulo Zero e juntos flagraram imagens impressionantes, de crianças, jovens, adultos e idosos desnutridos, quase sem vida.

A contratada da Globo confessou que viu cenas muito fortes e pesadas na viagem e repetidas em cada ponto da região teoricamente preservada.

O Governo Lula fez uma estimativa inicial e afirmou que 570 crianças morreram na região nos últimos quatro anos, vítimas de desnutrição, malária, pneumonia e contaminação por mercúrio. Em 2022, 99 crianças morreram.

A reportagem completa de Sonia Bridi e Paulo Zero será exibida no Fantástico do próximo domingo (29).

Confira:

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].