Repórter que conversou com Bin Laden é entrevistado por Pedro Bial e faz questionamento

Pedro Bial questiona repórter sobre Bin Laden (Imagem: Reprodução – Globoplay / Montagem – RD1)

Pedro Bial surpreendeu o público do Conversa com Bial ao entrevistar, na Globo, a brasileira Simone Duarte, que conheceu por acaso, no ônibus, o paquistanês Baker Atyani, jornalista que entrevistou Osama Bin Laden em junho de 2001.

A conversa aconteceu dois meses antes dos ataques do 11 de Setembro e Baker é citado no livro “O vento mudou de direção: o 11 de Setembro que o mundo não viu”, com histórias sobre as vítimas da Guerra ao Terror.

Simone é a autora do livro e, na época, era chefe da TV Globo de Nova York, de onde narrou ao vivo o atentado às Torres Gêmeas. Pedro Bial, dessa forma, entrevistou tanto ela quanto Beker no programa de ontem.

A atração falou sobre os 20 anos da tragédia, que serão completados no próximo dia 11. Durante a participação, Becker, que é especialista em grupos extremistas da Ásia, revelou que foi procurado por um representante da Al-Qaeda.

Na época, a pessoa ofereceu a entrevista com Osama, que já era um dos homens mais procurados do mundo. Ao aceitar, foi levado até o esconderijo no Afeganistão, onde conversou com Bin Laden e Ayman Al-Zawahiri.

E foi justamente nessa entrevista que eles anunciaram que fariam breves ataques em território americano. Anos depois, em 2012, ele foi chamado para entrevistar o líder do Abu Sayyaf, grupo separatista islâmico, mas acabou se tornando refém.

O grupo é o mais perigoso e violento das Filipinas e o manteve em cativeiro, mas o repórter conseguiu fugir em 4 de dezembro de 2013. “Foi uma época difícil”, relatou, falando ainda sobre a recente tomada de poder do Talibã no Afeganistão:

“Fiquei surpreso basicamente com duas coisas. Primeiro, como a capital foi tomada rapidamente e como o exército afegão, a polícia e as forças da lei foram desmantelados. Não só desapareceram, mas foram desmantelados. E como o presidente deixou o Afeganistão para o Talibã? Foi surpreendente, chocante e isso mudou toda a situação do país.”

Confira:

Simone Duarte e o paquistanês Baker Atyani em entrevista a Pedro Bial (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Lucas Medeiros
Lucas Medeiros é formado em Comunicação Social e escreve sobre o dia a dia da TV.
Veja mais ›