Resumo de O Direito de Nascer: Capítulos de 21/05 a 25/05

Da Redação

19/05/2018

Dom Rafael fica bravo com o retorno de Dom Alfredo em “O Direito de Nascer” (Imagem: Divulgação)

Segunda-feira, 21 de maio

Dom Alfredo chega à cidade com seu filho, Osvaldo, e é reconhecido por Carmela, sua antiga serviçal, ela desconversa e sai. Enquanto isso, no orfanato, Maria Helena discute com outra irmã o que farão com a menina que chegou. A menina tem um pesadelo e acorda assustada, Maria Helena vai até ela tentando consolá-la. Dolores e Basília conversam e Basília pergunta por Albertinho. Dolores diz que ele está na casa de Dom Rafael e se revolta ao pensar que ele ficará lá durante o almoço. Albertinho está na casa de Dom Rafael que pede para que ele traga sua mãe para entregar um colar a ela. Albertinho diz que é pouco provável, dizendo que sua mãe fez um voto de nunca mais sair de casa após a morte de seu pai.

Dom Rafael diz que quando estiver melhor, irá fazer uma visita a eles. Alberto diz que o nome de sua mãe é Dolores. Conceição se assusta ao saber o nome e relembra que teve uma serviçal com o mesmo nome. Eles brindam. Carmela chega à casa da Condessa assustada e diz que viu Dom Alfredo. Condessa diz que ela deve ter visto um fantasma, pois Dom Alfredo está na Espanha. Condessa conta a Dom Rafael sobre a volta de Dom Alfredo à Havana, ele fica nervoso e com raiva. Alberto chega em casa e eles se abraçam. Alberto diz a Dolores que ele vê generosidade em Dom Rafael. Dolores e Basília se assustam. Enquanto isso, no Bordel, Osvaldo chega e Cecília o observa. Alberto conta à Dolores que foi muito bem recebido. Dolores pede que ele não volte à casa de Dom Rafael. Alberto diz que não prometerá isso, pois irá lá e comenta que Dom Rafael e Conceição pediram que ele os chamassem de avós. Dolores e Basília se assustam novamente.

Terça-feira, 22 de maio

Dolores fica desesperada ao ouvir o filho falar bem de Dom Rafael e afirmar que pretende voltar a vê-lo. Alberto comenta com Basília que está muito preocupado com o descontrole emocional da mãe. A condessa comenta com Jorge Luiz que Dom Rafael ficou muito bem impressionado com o Dr. Alberto. Ela conta também que Alfredo Martins está de volta à Havana. No bordel, Cecília observa Osvaldo e seu comportamento a faz lembrar de Alfredo Martins. Ela fica perturbada ao saber que seu grande amor está de volta. O Dr. Pezi examina Dom Rafael e diagnostica que seu quadro clínico piorou e é provável que ele sofra um ataque cardíaco. Alfredo, velho e doente, sofre com a hostilidade do filho e luta para transformá-lo em um homem de bem. Osvaldo Martins gasta todo dinheiro no bordel. Alfredo passa a noite em claro esperando pelo filho. Dolores se nega a acompanhar o filho ao jantar na casa da família de Julinha. Alberto não consegue entender o comportamento da mãe e ela volta a pedir ao filho que não comente com ninguém que sua mãe é negra. Osvaldo chega completamente bêbado deixando o pai muito preocupado. Alfredo percorre as ruas de Havana e, diante da casa da família Juncal, relembra o passado e se pergunta o que terá acontecido com Maria Helena. Alfredo vai ao banco falar com Jorge Luiz.

Quarta-feira, 23 de maio

O encontro entre Jorge Luiz e Alfredo não é nada amigável. Depois de depositar toda sua fortuna no Banco de Cuba, Alfredo pergunta sobre Maria Helena. Jorge Luiz, indignado, diz que há muito tempo não sabe nada de Maria Helena, mas, mesmo que soubesse não lhe diria. Alfredo admite que errou mas atribui seu comportamento a pouca idade e garante que voltou à Cuba para reparar seus erros. Jorge Luiz o acusa de ter destruído sua vida e a de Maria Helena e diz que nunca o perdoará por isso. Maria Helena pede permissão a Madre para sair do convento atrás de donativos para o orfanato. Maria Helena continua percorrendo a cidade em busca de donativos para o orfanato, mas garante ao Frei Estevão que não pretende aceitar nenhuma ajuda de Jorge Luiz. Alfredo visita Frei Estevão, confessa estar arrependido de todo mal que fez a Maria Helena e diz que está disposto a reparar seu erro. Ele pede ao Frei que lhe diga onde pode encontrar Maria Helena. O religioso diz não ter autorização para revelar o paradeiro de irmã Helena, mas garante que ela está bem. O Doutor Pezi volta a examinar Dom Rafael e recomenda repouso absoluto. Conceição conversa com o Dr. Pezi e pede a ele que dê uma oportunidade para que o Dr. Alberto possa começar sua carreira de médico. Ela pede também que ele não comente que está atendendo um pedido seu. Alberto fica muito feliz com o convite e garante que vai se empenhar ao máximo para não o decepcionar. Condessa Vitória e Jorge Luiz conversam sobre a volta de Alfredo. A Condessa tenta convencer Jorge Luiz a aceitar depósitos da herança de Alfredo. Albertinho conta à Dolores e Basília sobre o convite de estágio do Dr. Pezi. Dolores reconhece o nome do médico e se assusta.

Quinta-feira, 24 de maio

Dolores se preocupa ao saber que o filho vai trabalhar com o Doutor Pezi. Basília a aconselha a acabar de uma vez com esse sofrimento e contar toda a verdade a Albertinho. Irmã Helena vai com Frei Estevão até a casa da condessa Vitória e lá reencontra Jorge Luiz. Osvaldo comenta com o pai que foi até o bordel e lá conheceu madame Cecília. A notícia deixa Alfredo abalado e o faz relembrar a única mulher que amou na vida. Apesar de fraco e doente, Dom Rafael não aceita a volta de Frei Estevão à paróquia e está decidido a falar com o bispo. Irmã Helena e Frei Estevão levam as crianças do orfanato para cantar na casa da condessa e conseguem sensibilizá-la. Eles pedem que ela organize um sarau para que possam angariar fundos para o orfanato e Vitória aceita ajudá-los. Alberto chega com Jorge Luiz na casa de Julinha. Ele se desculpa pela ausência da mãe dizendo que ela não está se sentindo bem. Desconfiado de que ouve algo entre seu pai e Cecília, Osvaldo vai até o bordel e tenta conquistá-la. Alberto conta para a namorada que foi criado por uma negra e que não sabe quem foram seus pais. A revelação deixa a jovem muito decepcionada.

Sexta-feira, 25 de maio

Julinha continua inconsolável, mas se recusa a contar aos pais o que aconteceu. Alberto e Jorge Luiz são convidados a se retirarem e o rapaz está inconformado com a reação da namorada. Jorge Luiz o aconselha a dar tempo ao tempo. Dom Rafael piora e Conceição chama o Doutor Pezi. Ele pede ao Doutor Alberto que o acompanhe até a casa dos Juncal. Alberto confessa a Jorge Luiz que está arrependido de ter contado a verdade para Julinha. Ela, por sua vez, sai do quarto, mas continua se negando a contar o que aconteceu entre ela e o namorado. Osvaldo Martins se envolve com um grupo de jogadores profissionais e aposta muito dinheiro no jogo. Osvaldo volta para casa completamente bêbado e não perde a chance de provocar o pai. Ele diz que esteve com madame Cecília e que contou a ela que seu pai, Alfredo Martins, matou sua mãe. Alfredo perde o controle e agride o filho.

Saiba Mais:

Resumo da novela O Direito de Nascer – Sexta, 18/05/2018

Resumo da novela O Direito de Nascer – Quinta, 17/05/2018

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.