Roberta Rodrigues comemora investigação de denúncia de racismo contra a Globo

Roberta Rodrigues

Roberta Rodrigues comemora situação envolvendo a Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

Roberta Rodrigues usou o seu perfil do Instagram, nesta quarta-feira (13), para comemorar uma decisão da Justiça contra a Globo por denúncia de racismo em novela. A atriz, juntamente com Dani Ornelas e Cinnara Leal, denunciaram o diretor Vinicius Coimbra, responsável por Nos Tempos do Imperador.

Em publicação, a artista fez um texto de agradecimento a pessoas que não acreditaram na atitude dela em dar prosseguimento no caso contra o ex-diretor da Globo.

“Queria agradecer a todos aqueles que: me disseram que não ia dar em nada; que era pra esquecer e fingir que nada aconteceu; que isso acabaria com a minha carreira; que eu era louca pois não há justiça nesses casos; que tudo que fizeram era uma forma de proteger os pretos; que nós não tínhamos entendido”, iniciou.

A famosa ainda seguiu: “Agradecer também todos que fizeram parte desse trabalho e até hoje fingem que nada aconteceu; agradecer por terem se calado enquanto minha alma era ferida na frente de todos; agradecer por vocês que soltaram as nossas mãos no momento em que um crime era cometido”.

“Aqueles que dizem que racismo é coisa da nossa cabeça e aqueles que nos chamam de irmãs nas redes (para ficar bem na fita) e se calam na prática”, escreveu.

No desabafo, Roberta Rodrigues também comentou sobre os seus advogados, Gustavo Proença, Lorena Martins, Djeff Amadeus e Carolina Bassin.

Por fim, a atriz declarou: “Obrigada aqueles que realmente nao vivem o falso moralismo apenas pra fingir que é de verdade e serem aceitos em um sistema totalmente racista”.

Caso de racismo investigado na Globo

Depois da denúncia, o MPT abriu investigação para apurar possíveis práticas discriminatórias na novela das 18h, que chegou ao fim no dia 4 de fevereiro.

Segundo uma fonte da produção de escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, segundo a Veja, relata que Vinicius teria usado diversas vezes palavras agressivas nas filmagens. Numa das cenas, ela conta que ele ordenou: “Elenco pra esse lado, negros pro outro lado”.

Uma das atrizes disparou: “E eu que sou do elenco e sou negra, de que lado fico?”. O diretor teria ignorado. As atrizes agora pedem indenização pelo crime de racismo, equiparação salarial com atores brancos e por danos morais.

A revista destacou que as atrizes decidiram seguir com a denúncia depois que comunicaram o fato aos diretores Ricardo Waddington, de entretenimento, e José Luiz Villamarim, de dramaturgia, mas não perceberam mudanças na prática.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]