
Rômulo Mendonça se pronunciou após ser afastado das transmissões das finais da NBA no Prime Video. O narrador foi retirado da cobertura ao lado do comentarista Ricardo Bulgarelli depois da repercussão de uma piada feita contra Alana Ambrosio, repórter da plataforma.
O caso ganhou força nas redes sociais e levou a Amazon a tirar os dois profissionais do Jogo 5 da decisão entre New York Knicks e San Antonio Spurs. A partida era uma das mais importantes da temporada e poderia definir o campeão da NBA.
Rômulo Mendonça promete pedido de desculpas
Após o afastamento, Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli publicaram uma nota conjunta. No comunicado, os dois afirmaram que foram informados pela Amazon sobre a suspensão na sexta-feira, 12 de junho.
A dupla também disse que a empresa solicitou um pedido de desculpas à colega. Segundo eles, a retratação será feita no próximo episódio do Jararacas, podcast independente no qual a piada foi realizada.
O episódio envolveu uma paródia de um vídeo publicado por Alana Ambrosio. Na gravação original, a repórter falava sobre a emoção de voltar a Nova York para cobrir a NBA e também mencionava um momento delicado de sua trajetória pessoal.
A brincadeira feita no podcast foi mal recebida por parte do público e passou a ser apontada como inadequada, principalmente por envolver uma colega de trabalho da mesma cobertura.
Narrador nega inveja ou machismo em piada
Na nota, Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli negaram que a piada tenha sido motivada por inveja ou machismo. Os dois defenderam que o Jararacas tem uma proposta de humor baseada em sátiras, paródias e comentários sobre esporte, política e jornalismo.
Mesmo assim, o afastamento teve impacto direto na escala da transmissão. Com a saída de Rômulo e Bulgarelli, o Prime Video colocou Marcelo Gomes na narração do Jogo 5 das finais da NBA, com comentários de Janeth Arcain.
O caso colocou Rômulo Mendonça no centro de uma crise em um dos momentos de maior exposição da temporada. Conhecido pelos bordões e pelo estilo irreverente nas transmissões, o narrador agora tenta conter a repercussão e promete uma retratação pública.
Até o momento, a Amazon não confirmou se o afastamento será mantido em outros jogos ou se a dupla poderá voltar às transmissões após o pedido de desculpas.
Moysés Batista é editor de conteúdo no FDR, com foco em finanças pessoais, benefícios sociais, políticas públicas e direitos do cidadão. Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atua com foco na produção de conteúdos informativos orientados por dados oficiais e normas do Governo Federal. É responsável por análises e pautação sobre programas sociais, crédito, previdência e consumo, com ênfase em clareza, serviço ao leitor e verificação de informações públicas. E-mail para contato: [email protected]
