Saiba como está o elenco de Jaspion, fenômeno de volta à tela da Band

Jaspion
Jaspion e Anri; série voltou nas manhãs de domingo da Band (Imagem: Reprodução)

Sucesso entre as crianças dos anos 1980 e 1990, O Fantástico Jaspion marcou a televisão brasileira e a trajetória da extinta TV Manchete. A atração acumulou recordes de audiência e abriu caminho para outros tokusatsus – produções do Japão que mostram heróis lutando contra monstros espaciais.

Jaspion, cujo nome original é Juspion (confira AQUI uma matéria especial sobre o seriado), que é uma junção das palavras em inglês “JUStice” e “ChamPION”, foi filmado em 1985. A exibição do seriado no Brasil ocorreu três anos depois, em 1988, e se tornou uma febre entre as crianças.

O gênero Metal Hero – seriados em que os heróis usam armaduras de metal para combater o Império do Mal – causou grande repercussão entre os jovens brasileiros e trouxe novos heróis como Flashman, Changeman, Jiraiya, Jiban, Black Kamen Raider, Winspector, Power Rangers, Gavan, Spielvan, Cybercops, dentre outros.

Com o retorno de Jaspion e sua turma à telinha da Band, após alguns anos fora do ar, as redes sociais ficaram em polvorosa durante a exibição do seriado. Diante da quantidade de indagações feitas, o RD1 resolveu pesquisar como estão os atores que protagonizaram momentos únicos nas vidas de alguma gerações.

1 – Hikaru Kurosaki

Jaspion
Hikaru Kurosaki hoje dá aulas de mergulho no Japão (Imagem: Reprodução)
Hikaru Kurosaki hoje dá aulas de mergulho no Japão (Imagem: Reprodução)

Hikaru Kurosaki é o nome do ator que deu vida a Jaspion no seriado homônimo. Dublê profissional e ator, Hikaru interpretava o herói no seriado japonês. Nos anos de 1990, acabou se desiludindo com a carreira artística após desavenças com a Toei Company.

Hikaru abandonou a TV, o cinema e a carreira, abriu uma escola de mergulho submarino na cidade litorânea de Okinawa, ilha ao sul do país. Lá, o eterno Jaspion dá aulas de mergulho e segue sendo reconhecido como o herói que marcou gerações.

2 – Kiyomi Tsukada

Kiyomi Tsukada
Kiyomi Tsukada viveu Anri (Imagem: Reprodução)

Kiyomi Tsukada viveu a atrapalhada androide Anri. Construída pelo profeta Edin para acompanhar Jaspion na viagem pelo Universo, Anri foi uma personagem marcante na carreira de Kiyomi. Ela começou a carreira como assistente na japonesa TV Fuji e foi selecionada em 1985 para a série.

Com o fim da série, Kiyomi seguiu a carreira de atriz em doramas – designação para os dramas exibidos na TV japonesa. Kiyomi marcou presença em séries como Abusenbo Shogun, na TV Asahi. Além disso, a atriz de 56 anos esteve em Toyama no Kimsan e Mito Komon, as duas na TBS.

3 – Hiroshi Watari

Hiroshi Watari
Hiroshi Watari foi Boomerman (Imagem: Reprodução)

Hiroshi Watari deu vida ao misterioso Boomerman que era um policial cujo objetivo era ajudar Jaspion a destruir Satan Goss. Considerado um dos maiores dublês do gênero tokusatsu, Hiroshi, de 57 anos, protagonizou séries como Sharivan e Spielvan.

O ator já esteve em solo brasileiro para participar de eventos ligados ao mundo geek sendo eles o Anime Friends, em 2003, e o Ressaca Friends, em 2004.

4 – Isao Sasaki

Isao Sasaki
Isao Sasaki foi o professor Nambara (Imagem: Reprodução)

Dando vida ao professor Nambara, Isao Sasaki marcou o seriado com suas pesquisas sobre o Pássaro Dourado que chamava a atenção dos vilões do seriado.

Atualmente,aos 77 anos, Isao Sasaki segue a carreira de cantor tendo algumas composições usadas na abertura de outros tokusatsus como: Yamato, Star of the Giants, Getter Robo, Casshan, Grendizer, Gaiking, Himitsu Sentai Goranger, Dengekitai JAKQ, Choujinki Metalder. Além disso, é tema de abertura de Metalder e Goranger sendo também tema de encerramento do seriado Dekaranger.

5 – Shouzou Iizuka

Shouzou Iizuka
Shouzou Iizuka interpretou Satan Goss (Imagem: Reprodução)

Para quem acha que Satan Goss não falava, engana-se. O vilão, “que tinha o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis”, teve poucas falas durante sua participação em sua primeira fase, antes de se transformar em algo pior. O comandante do mal teve a voz emprestada de Shouzou Iizuka.

O ator teve maior destaque, ou melhor, a voz de Shouzou Iizuka teve maior participação quando o vilão se transmutou para os episódios finais do seriado. Aos 86 anos, Shouzou Iizuka também é a voz do Doutor Neo Cortex (no jogo Crash Bandicoot).

Iizuka segue na profissão de ator com participações em seriados, tokusatsus, jogos de videogames, animações, live-actions, animações para a televisão, dentre outras.

6 – Junichi Haruta

Shouzou Iizuka
Shouzou Iizuka foi MacGaren (Imagem: Reprodução)

Junichi Haruta viveu o vilão MacGaren no seriado Jaspion. O ator de 65 anos foi convidado para participar do tokusatsu em 1985. O papel lhe rendeu fama e prestígio junto ao público brasileiro.

Atualmente o ator entrou para o segmento do j-drama e atua em novelas e minisséries do Japão. Porém, em ocasiões especiais, Junichi Haruta aparece em séries como Kamen Ridr Blade dando vida ao vilão Yoshito Hirose ou revivendo o Goggle Black em Kaizoku Sentai Gokaiger, mas sem fazer as cenas de luta.

7 – Noboru Nakaya

Noboru Nakaya
Noboru Nakaya foi Edin (Imagem: Reprodução)

O ator viveu o profeta Edin, que servia como guia do herói Jaspion. Nakaya, que faleceu em 2006, aos 77 anos, por conta de uma enfisema pulmonar, atuou em diversos tokusatsus como Ultraman Leo, Goggle V e na versão japonesa do Spider-Man. Nakaya atuou no cinema e em produções para a TV.

8 – Atsuko Takahata

Atsuko Takahata
Atsuko Takahata foi Kolza (Imagem: Reprodução / Montagem – RD1)

Atsuko Takahata é uma consagrada atriz do teatro japonês. Na pele da bruxa intergalática Kilza, Atsuko viveu uma das mais lendárias vilãs dos tokusatsus da história. Na TV, a dubladora japonesa ganhou fama no Brasil no seriado Jaspion por causa de Kilza.

Além disso, a atriz de 66 anos deu vida à feiticeira Marie Baron (Maribaron) no seriado Kamen Rider Black RX. A atriz não abandonou a televisão após Jaspion e participou de séries como Special Rescue Police Winspector (1990), Special Rescue Exceedraft (1992) e Tokusou Robo Janperson (1993).

Em filmes, Atsuko marcou presença nos títulos Ring Ø: Birthday (2000), Spring Snow (2005),
Yamato (2005) e Always Sanchōme no Yūhi ’64 (2012). No ano de 2010, Atsuko voltou a atuar em Tenshi no Dairinin, Takahata e se tornou a atriz com mais idade em atuação num drama da Fuji TV.

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Com passagens pela Record News ES e TV Gazeta (Globo/ES), é apaixonado por televisão e acompanha as coletivas de imprensa com matérias exclusivas em vídeos com os artistas para o RD1. Além disso, produz conteúdo multimídia com as principais informações dos famosos para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!

WordPress Lightbox