Saiba de onde vem a expressão mais famosa de Galvão Bueno em goleadas do Brasil

Paulo Carvalho

06/12/2022

Galvão Bueno

Galvão Bueno é o principal narrador da Globo na Copa do Mundo do Catar  (Imagem: Reprodução / Globo)

O primeiro tempo do Brasil contra a Coreia do Sul, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo, foi de longe a melhor primeira etapa da seleção no Mundial. Os quatro gols do time do técnico Tite provocou em Galvão Bueno uma atitude muito conhecida pelo público.

Na reta final dos primeiros 45 minutos do jogo, Galvão soltou a frase “eles estão levando um chocolate”. O termo dito há décadas pelo narrador gerou uma certa curiosidade por parte do público sobre a origem da expressão.

Para o Guia dos Curiosos, o time que iniciou a frase no meio futebolístico foi o Vasco da Gama, depois da vitória por 4 a 0 contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro de 1981.

Na época, o jogo foi uma vingança pela derrota do Brasileirão de 1979. O comentarista Washington Rodrigues usou a música El Bodeguero para dar ênfase ao resultado. “Toma chocolate, paga o que deve”, expôs um trecho da música.

O mesmo guia, no entanto, lembrou que o Jornal dos Sports, soltou a mesma expressão em 1982. Carlos Alberto Torres disse que o duelo entre Flamengo e América estava tão fácil que dava para “tomar chocolate”.

Galvão Bueno celebra vitória do Brasil na Copa

“Um passeio”. Foi assim que os críticos do mundo da bola definiram o primeiro tempo do Brasil no jogo contra a Coréia. Vini Jr, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá fizeram os gols da vitória. Pela Coréia, Paik fez o dele.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].