Saiba tudo o que rolou nas gravações de “Segundo Sol” na Bahia

Cena de “Segundo Sol”, com Fabiula Nascimento na Praia do Espelho, em Trancoso (Imagem: João Cotta / Globo)

Prepare-se para curtir tudo o que a Bahia reúne de mais especial! “Segundo Sol”, próxima novela das 21h, levará para a telinha toda a beleza do estado. A equipe do folhetim de João Emanuel Carneiro, liderada por Maria de Médicis (direção geral) e Dennis Carvalho (direção artística) passou cerca de um mês gravando em solo baiano, começando pelo sul do estado.

O Centro Histórico de Porto Seguro, próximo ao Marco do Descobrimento – local da chegada dos portugueses em terras brasileiras –, serviu de cenário para a fictícia Boiporã, uma ilha pouco habitada onde vive a protagonista Luzia (Giovanna Antonelli), lugar escolhido pelo cantor de axé Beto Falcão (Emilio Dantas) para se refugiar após ser dado como morto.

Antonelli, que não conhecia a região, ficou completamente encantada: “Fiquei com vontade de me mudar para lá. As pessoas são muito carinhosas e cada paisagem é mais bonita que a outra. Levei a minha família para conhecer e quero muito voltar depois, de férias”. A atriz também gravou em Trancoso – na famosa Praia do Espelho, uma das mais belas do país, e na fazenda de praia Ponta de Juacema.

Também em Trancoso fica Rio da Barra, onde a equipe de cenografia construiu as casas de Luzia e de sua irmã, Cacau (Fabíula Nascimento). As duas moradias, de pau a pique, são idênticas a outras duas construídas no Rio de Janeiro, para facilitar as gravações: “Foi um desafio fazer quatro casas praticamente ao mesmo tempo e muito gratificante ver o resultado final”, conta May Martins, que assina a cenografia da novela com Claudio Duque.

Na última semana de março, os trabalhos de “Segundo Sol” migraram para Salvador, onde a trama é ambientada. Em pleno domingo, os frequentadores da tradicional Feira de São Joaquim, localizada no bairro do Comércio, se depararam com Giovanna Antonelli, Emilio Dantas e André Dias (Groa) durante a realização de cenas dentro e no entorno da feira.

A igreja de São Francisco, no Pelourinho, também recebeu a equipe da novela. “A feira me fascina, é impressionante a variedade de produtos e a diversidade de culturas que existe ali. Já a igreja de São Francisco é de uma beleza singular, a primeira vez que entrei aqui fiquei maravilhada”, explica Maria de Médicis, que passou doze dias na capital do estado, contando com 200 profissionais e mil figurantes locais.

A Praça Castro Alves, o bairro Santo Antônio Além do Carmo, o Forte da Capoeira, a praia do Porto da Barra, o Mercado Modelo e a Comunidade Solar do Unhão, localizada na Gamboa de Baixo, que oferece uma das vistas mais especiais para a Baía de Todos os Santos, também serviram de paisagem para o folhetim das 21h – que colocou um trio elétrico nas ruas, para um show de Beto Falcão.

Saiba Mais:

Saiba tudo sobre Laureta e Karola, a dupla de vilãs de “Segundo Sol”

Globo lança “Segundo Sol” em festa com tempero baiano; saiba tudo!

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.