O Canal Viva pretende reapresentar Sassaricando, de Silvio de Abreu, no horário hoje ocupado por Brega & Chique – conforme exibição original, em 1987, às 19h. A informação é da jornalista Patrícia Kogut. Chama atenção, contudo, a divulgação “precipitada”: a trama de Cassiano Gabus Mendes estreou no último dia 19.
VEJA ESSA
Sassaricando gira em torno de Aparício Varella (Paulo Autran), que, após a morte da esposa Teodora (Jandira Martini), decide aproveitar a vida. Ele se envolve com três mulheres, todas interessadas em agarrar um bom partido: Penélope (Eva Wilma), Leonora (Irene Ravache) e Rebeca (Tônia Carrero).
Esta última foi o grande amor da juventude de Aparício; num engano, a estilista passa a acreditar que ele, dono da Tecelagem Abdalla, é faxineiro da empresa.
Também envolvido com os Abdalla está Ricardo (Carlos Zara), que, anos atrás, abandonou a família num cortiço. Aldonza (Lolita Rodrigues) espera pacientemente pela volta do marido, enquanto administra os conflitos das filhas Tancinha (Claudia Raia), Bel (Angelina Muniz) e Juanita (Denise Milfont).
Tancinha faz mais sucesso que Bel, seduzindo o caminhoneiro Apolo (Alexandre Frota), grosseirão de marca maior, e o publicitário Beto (Marcos Frota), típico playboy.
Ainda, Camila (Maitê Proença), sobrinha de Aparício que, junto com Guel (Edson Celulari), irmão de Tancinha, investiga uma organização criminosa batizada Ela. A irmandade coloca Leozinho (Diogo Vilela) no seio dos Abdalla; ele casa-se com Fedora (Cristina Pereira), tresloucada herdeira do clã, com o objetivo de eliminá-la.
Sassaricando catapultou a carreira de Claudia Raia; Silvio de Abreu concebeu Tancinha especialmente para a atriz. O êxito acabou por “tirar o protagonismo” de Paulo Autran. Também no elenco Rômulo Arantes, Roberto Bataglin, Maria Alice Vergueiro, Lourival Pariz, Laerte Morrone, Jorge Lafond e Ileana Kwasinsky.
A novela foi reprisada apenas em 1990, no Vale a Pena Ver de Novo. Em 2016, Daniel Ortiz promoveu uma releitura, Haja Coração.
A estreia de Sassaricando no Viva está prevista para setembro, às 14h30 – reapresentação à 0h45. O canal também deve exibir, ainda este ano, Mulheres Apaixonadas (2003), na vaga de O Clone (2001). A substituta de Cabocla (2004), prevista para abril, ainda não foi anunciada.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.