O SBT Nordeste descobriu o interesse da Globo pela Copa do Nordeste, chamada popularmente de Lampions League, e acendeu o alerta vermelho. O canal acompanhou atentamente os desdobramentos da licitação da Libertadores e não escondeu a preocupação por um final semelhante.
VEJA ESSA
A Globo foi detentora dos direitos de exibição da competição até 2017. Desde então, as afiliadas do SBT no Nordeste se uniram para a transmissão do torneio, e de lá para cá o sucesso da competição foi gigantesco.
Executivos do SBT Nordeste afirmaram em entrevista ao Metrópoles que uma queda de braço passou a ser vista nos bastidores e alegaram que a disputa saiu do campo da transparência.
O medo surgiu com a renovação do contrato pela exibição do campeonato até 2025 apalavrada entre as partes, mas a formalização ainda não foi feita. A LiveMode, responsável pela comercialização do evento, avisou o canal que nada mudou dentro do que foi conversado.
Mesmo com a palavra da agência, os dirigentes da empresa de comunicação não perderam o receio pela perda do campeonato, considerado a galinha dos ovos de ouro para o seu plano comercial.
A última edição da Copa do Nordeste distribuiu R$ 31,5 milhões em cotas, com um iminente aumento para a premiação de 2023. Por conta disso, além do sucesso de audiência, a Globo abriu os olhos novamente para a competição.
Vale lembrar que o SBT Nordeste funciona em forma de colegiado e as três maiores praças (PE, CE e BA) se revezam na função de coordenação. Vladimir Melo, da TV Jornal, em Pernambuco, assumiu o comando do conglomerado em 2020.
SBT Nordeste vê Silvio Santos perder a Libertadores para a Globo
Sem menção ao assunto, a licitação da Libertadores 2023/2026, vencida pela Globo, deixou os diretores apreensivos. A “novela” mostrou a força do canal na briga por campeonatos e, com o desejo do Plim Plim pela competição nordestina, a preocupação se tornou evidente.
Na disputa com a Globo, a emissora paulista ficou com a Copa Sul-Americana. Assim como a Libertadores na concorrente, o canal da família Abravanel acertou o campeonato em sua grade até 2026.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.