O noticiário político das últimas horas foi dedicado aos desdobramentos da decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela recriação do Ministério das Comunicações. Para o comando da pasta, o político escolheu o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), genro de Silvio Santos. O parentesco, no entanto, não foi citado pelo SBT Brasil na edição da última quinta-feira (11).
VEJA ESSA
O telejornal informou aos telespectadores que foi uma escolha pessoal e exibiu a fala do Chefe do Executivo em conversa com jornalistas na noite da última quarta-feira (10), na porta do Palácio do Planalto: “Ele não é profissional do setor, mas tem conhecimento até pela vida que ele tem junto à família do Silvio Santos”.
A informação foi dada pela metade para quem acompanhou a reportagem do SBT Brasil. Fábio Faria é marido da apresentadora Patrícia Abravanel e genro de Silvio Santos. No Jornal Nacional, na Globo, a notícia veio completa. Delis Ortiz destacou que o ministro “é casado com uma das filhas do empresário e apresentador Silvio Santos”.
O mesmo aconteceu no Jornal da Band, que destacou que Faria “é genro de Silvio Santos, dono do SBT”. Pró-Bolsonaro, a Record também não escondeu o detalhe na matéria no Jornal da Record. Fora da realidade, o RedeTV News não falou da relação entre Fábio e Silvio e não reproduziu a fala do “capitão”.
Para a recriação da pasta, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foi desmembrada em duas: Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, que seguirá com o astronauta Marcos Pontes no comando.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].