SBT é acusado de objetificar pessoas com deficiência de forma apelativa com o Teleton

Teleton é criticado no SBT (Imagem: Reprodução – TikTok / Montagem – RD1)

O SBT está promovendo mais uma edição anual do Teleton neste final de semana, mas a iniciativa vem sendo alvo de críticas nas redes sociais por conta da forma com a qual conduz o programa na TV.

Nas redes sociais, viralizou um vídeo no qual o influenciador Ivan Baron, que usa suas redes sociais para falar sobre a sua vivência com a Paralisia Cerebral, emitiu sua opinião sobre o assunto.

Em um vídeo no TikTok, ele declarou:

“O problema é como o programa é produzido, cheio de VTs com histórias tristes, colocando pessoas com deficiência como exemplo de superação, reforçando estereótipos e objetificando nossos corpos para gerar audiência. O nome dessa prática é “Pornô de Inspiração”. O Teleton tinha tudo pra dar certo, mas se continuar com esse capacitismo todo, eu continuarei com minha opinião negativa”.

Nos comentários, seu ponto de vista foi apoiado. “Acho super necessário abrir uma discussão sobre isso”, refletiu uma internauta. “Sem contar com as atitudes de Silvio Santos contra as mulheres no programa”, relembrou outro.

Vale lembrar que, neste ano, a Band não esteve disposta a liberar nenhum funcionário para a maratona da solidariedade, ao contrário de Globo e Record.

O canal da família Saad não deve deixar ninguém do seu casting participar do Teleton 2021, ao contrário da Globo, que vai permitir mais de um nome do seu quadro de estrelas para o programa do SBT, segundo o jornalista Flávio Ricco, do R7.

A Record, por sua vez, já tem definido os dois nomes para o Teleton: Ana Hickmann e Sabrina Sato. As duas devem dividir o estúdio do programa com nomes do SBT e cantores, algo parecido com as edições anteriores. A RedeTV! não se manifesta publicamente sobre o assunto, assim como a TV Gazeta e a TV Cultura.

Conforme os anos anteriores, alguns canais da TV por assinatura devem participar. Vale lembrar que o canal de Silvio Santos tem uma ligação estreita com os canais Discovery.

Patrícia Abravanel, Silvia Abravanel e Tiago Abravanel estão confirmados. A respeito de Rebeca Abravanel, não está descartada a sua aparição de forma remota. Ela vive nos Estados Unidos com o marido, o jogador Alexandre Pato. Silvio Santos, assim como a filha, não tem confirmação no evento.

Confira:

@ivanvbaron

Você costuma assistir o TELETON?

♬ som original – Ivan Baron

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›