SBT é condenado a indenizar viúva de Papai Papudo após batalha judicial

SBT

Gilberto Fernandes, o Gibe, interpretava o Papai Papudo no extinto programa do Bozo (Imagem: Divulgação / SBT)

O SBT foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar Laudi Aparecida Fernandes, viúva do ator e humorista Gilberto Fernandes, o Gibe, que ficou famoso nos anos 1980 por interpretar o Papai Papudo, personagem do extinto programa Bozo.

O artista morreu em 2010, aos 75 anos, e por anos foi estrela de produções do SBT. Ele foi redator e ator das Câmeras Escondidas do Topa Tudo Por Dinheiro e do Programa Silvio Santos. Como Papai Papudo, ele ficou famoso pelo bordão “5 e 60” quando Bozo lhe perguntava as horas.

Segundo a viúva, o SBT passou a reprisar suas cenas na televisão e nas redes sociais, sem autorização da família e sem a devida remuneração. O processo foi aberto em 2011. Na Justiça, ela disse que pelo menos 130 obras artísticas de Gibe foram veiculadas na internet, alcançando quase 350 milhões de visualizações. A informação é do UOL.

Advogado Marcos de Araújo, representante da viúva, diz que “houve uma exploração econômica e reiterada violação ao direito de imagem do comediante”. O SBT, por outro lado, defendeu que as alegações de que disponibilizou 130 obras do intérprete do Papai Papudo na internet são “especulativas e carentes de comprovação ou verossimilhança”.

O juiz Carlos Eduardo Salvatori entendeu que “a reprise dos programas, seja por qual meio fosse (televisão, site, canal do YouTube, Facebook, Instagram etc.), a partir de 2011, demandaria autorização dos herdeiros”, e mais: “É incontroverso que não havia autorização vigente para exploração da imagem e voz, bem como é patente que houve a violação do direito”.

O juiz proibiu nova exibições sem autorização, determinou que o SBT pague indenização por danos materiais e morais à viúva e aos filhos do comediante. O canal ainda pode recorrer da decisão.

Ainda de acordo com a reportagem, uma perícia foi encomendada para determinar quantas vezes a imagem foi exibida ao longo dos anos e, a partir disso, calcular o valor a ser pago como indenização.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.