O SBT encontrou um plano B com a ausência certa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate presidencial organizado pelo canal com Veja, Terra, CNN Brasil, NovaBrasil FM e Estadão/Eldorado.
VEJA ESSA
A emissora de Silvio Santos decidiu esperar até a manhã de sexta-feira (21), horas antes do início do debate, para uma resposta definitiva do petista.
Pela regra do debate assinada antes do primeiro turno, caso um candidato não pudesse comparecer por qualquer que fosse o motivo, o evento se transformaria em uma entrevista com apenas um candidato.
A resposta final veio antes para o canal paulista. Lula não aceitou o convite e alegou questão de campanha já programada em sua agenda de compromissos.
Com ausência de Lula, SBT beneficia Bolsonaro
Jair Bolsonaro confirmou sua presença e, seguindo a norma da emissora, a sabatina vai acontecer, com mediação de Carlos Nascimento e participação direta dos jornalistas de cada veículo de imprensa integrante do pool.
A direção do SBT, entenda-se Silvio Santos, abriu espaço no horário nobre para a exibição da entrevista com Bolsonaro às 21h30, competindo com Travessia, da Globo, e Reis, da Record, com uma hora de duração.
Na última sexta-feira (14), a emissora levou ao ar a sabatina com Fernando Haddad (PT). O evento era um debate, mas virou entrevista por conta da ausência de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Com o início do segundo turno, o ex-presidente Lula afirmou que sua participação nos debates da TV estavam confirmada apenas no encontro da Band, exibido no último domingo (16), e na Globo, marcado para o dia 28 de outubro.
CNN Brasil adivinha recusa de Lula no SBT
A CNN foi esperta e, de olho em uma possível ausência de Lula no debate da próxima sexta-feira (21), entrou numa negociação às pressas com o pool de veículos liderado pela Band e transmitiu o primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado no último domingo (16).
O canal de notícias fez uma pré-hora do debate, sob o comando de Daniela Lima, e exibiu o confronto entre Lula e Bolsonaro do início ao vim. Na sequência, William Waack tomou conta da programação com análises sobre a atuação dos candidatos no estúdio da Band.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].