SBT não entende o público da manhã e Chega Mais enfrenta sua 1ª grande crise

Chega Mais
Chega Mais enfrenta primeira crise de audiência no SBT (Imagem: Reprodução / SBT)

O SBT tem pouco mais de 1 mês de Chega Mais na programação e não pode se queixar de falta de tempo para entender o que o público quer e o que sua produção precisa fazer para se aproximar do Hoje em Dia, da Record, e escapar de vez da Band.

A emissora diz que entende a necessidade de ser uma opção para quem não quer acompanhar a principal concorrente, mas ao mesmo tempo abre mão de buscar o melhor conteúdo para apostar em pautas pouco chamativas.

Chega Mais quer bater a Record falando de sono, segredo de chá e cortes de carne

E o que não falta são exemplos: No dia 11 de abril, 40 minutos sobre como melhorar o distúrbio do sono. A pauta rendeu até um meme com Paulo Mathias e a esposa, numa videochamada. Mas repercussão sobre o assunto em destaque? Zero.

No dia 18 de abril, o público do SBT tomou conhecimento, literalmente, sobre os segredos do chá. No mesmo dia, como se relacionar com alguém que não se arruma para sair de casa.

Sem trabalhar da melhor forma o tempo diário que possui na programação, no dia 23, o Chega Mais perdeu 27 minutos do tempo para falar sobre os diferentes tipos de corte de carne e o que está acabando com o dinheiro físico no país.

O canal de Silvio Santos tenta se apoiar na desenvoltura de Paulo Mathias, Regina Volpato e Michelle Barros, que lutam com as armas que são disponibilizadas pela produção, mas nem o público mais interessado é capaz de acompanhar pautas amenas enquanto as concorrentes estão no ar com as notícias quentes do dia. 

Ao mesmo tempo, a Record leva ao ar no Hoje em Dia os principais acontecimentos do dia. A Band, no seu nicho, dá destaque para a culinária, no The Chef, e futebol brasileiro e internacional, no Jogo Aberto e Os Donos da Bola.

Concorrência se mexe para afundar o SBT de vez

Nesta semana, saiu a notícia que Edu Guedes entrou na mira da RedeTV! para fazer parte da renovação na programação, com o intuito de entrar na briga pela audiência na Grande São Paulo.

Exibido das 9h30 às 13h30, o Chega Mais tem perdido a chance de se tornar um canhão para o SBT mostrar força com o noticiário ao vivo, esporte e mundo dos famosos, e garantido recordes negativos diários.

Na última terça-feira (23), o programa obteve menos de 2,0 pontos de audiência, deu menos que o Primeiro Impacto, exibido no início do dia, e o mesmo que o SBT PodNight, no ar nas madrugadas.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].